
Se trabalha regularmente com documentos académicos ou científicos, a Google tem boas notícias. A empresa está a reforçar o suporte para LaTeX na aplicação Gemini, prometendo facilitar consideravelmente a criação de documentos com formatação complexa.
Para quem não está familiarizado, o LaTeX é um sistema de preparação de documentos amplamente utilizado nos meios académico e científico para criar textos com equações matemáticas, tabelas complexas e layouts de várias colunas. Embora poderoso, nunca foi conhecido por ser particularmente intuitivo. A Google anunciou no seu blog oficial que a nova atualização visa tornar "muito mais fácil para todos a criação de documentos profissionais", eliminando a dependência de editores especializados e de "conhecimentos técnicos significativos" para corrigir erros.
Gemini Canvas ganha novas ferramentas para LaTeX
No Gemini Canvas, foi adicionado um novo botão "FX" que permite inserir código LaTeX em qualquer documento. Além disso, torna-se agora possível editar fórmulas existentes simplesmente clicando diretamente sobre elas na tela. Outra melhoria de usabilidade é que, ao copiar uma resposta do Gemini que contenha LaTeX, o código não renderizado é que será copiado para a área de transferência, facilitando a sua reutilização.

Exportação direta para PDF
A par das melhorias na edição, a Google introduziu uma nova funcionalidade que permite exportar o trabalho diretamente para PDF. Os utilizadores podem gerar um ficheiro PDF a partir do código LaTeX e pré-visualizá-lo dentro da própria interface do Gemini antes de o descarregar para partilhar ou imprimir.
Esta funcionalidade de exportação está totalmente disponível na versão web e na web móvel. No entanto, na aplicação Gemini para Android e iOS, a funcionalidade está, para já, limitada à "visualização de apenas leitura", o que significa que pode ver os documentos, mas não criá-los a partir de um telemóvel.
As novas funcionalidades de LaTeX e exportação para PDF estão disponíveis para a maioria dos clientes Google Workspace, incluindo os planos Business, Enterprise, Education e Nonprofits. Curiosamente, as novidades do Gemini não se ficam por aqui, com o modelo de IA a ser também uma parte central da nova experiência Fitbit, onde atuará como um treinador de saúde pessoal para os subscritores Premium.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!