
A Mastercard acaba de anunciar o lançamento do Mastercard Threat Intelligence, a primeira solução do seu género que aplica inteligência de ameaças em larga escala ao setor dos pagamentos. Esta nova ferramenta combina o profundo conhecimento da Mastercard sobre fraude com a especialização em cibersegurança da Recorded Future, uma empresa recentemente adquirida pela gigante dos pagamentos. O objetivo é permitir que as equipas de prevenção de fraude dos bancos consigam detetar, prevenir e responder de forma proativa às ameaças digitais.
Atualmente, a fraude raramente começa no momento da transação, tendo muitas vezes origem num ciberataque prévio. De acordo com dados globais, 57% dos responsáveis pela área de combate à fraude admitem que só são notificados de uma violação de segurança depois de os clientes começarem a sofrer perdas financeiras. O Mastercard Threat Intelligence pretende eliminar as barreiras de comunicação entre as equipas de fraude e de segurança, promovendo uma colaboração mais eficaz para neutralizar as ameaças antes que causem danos.
As principais funcionalidades
A nova solução da Mastercard oferece um conjunto de ferramentas desenhadas para antecipar e mitigar os riscos:
Deteção de testes de cartões: Alertas em tempo real que permitem o bloqueio proativo de transações fraudulentas, reduzindo fraudes subsequentes e protegendo os titulares dos cartões.
Inteligência sobre skimming digital: Dados quantitativos que ajudam as empresas a avaliar o impacto de ataques de “skimming” e a combater malware relacionado com cartões de pagamento.
Inteligência focada em comerciantes: Informações direcionadas sobre fraude e ameaças, permitindo avaliar o risco associado a cada comerciante e acelerar a resposta a incidentes.
Análise do ecossistema de pagamentos: Relatórios semanais que detalham as mais recentes ameaças e vulnerabilidades emergentes no panorama global de pagamentos.
Relatórios de inteligência: Análises de tendências de fraude e casos práticos, com recomendações acionáveis para reforçar as estratégias de defesa.
"À medida que a transformação digital acelera em toda a Europa, nunca foi tão importante proteger a confiança em cada transação", afirmou Michele Centemero, Vice-Presidente Executivo de Serviços na Mastercard Europa. "Com o Mastercard Threat Intelligence, estamos a ajudar as empresas a manterem-se resilientes, a prevenir a fraude e a crescer com confiança numa economia cada vez mais interligada."
Resultados promissores e visão de futuro
Desde o início dos testes de mercado, há apenas seis meses, os dados de inteligência da nova solução já ajudaram a identificar e eliminar domínios maliciosos responsáveis pelo roubo de dados de cartões. Estes domínios afetaram cerca de 9.500 sites de comércio eletrónico e estão associados a perdas estimadas em 120 milhões de dólares (aproximadamente 111 milhões de euros).
Tracy (Kitten) Goldberg, diretora de Cibersegurança na Javelin Strategy & Research, explica que "uma cibersegurança eficaz dependerá, cada vez mais, de uma inteligência de ameaças que atravesse setores e geografias". Goldberg acrescenta que "a partilha útil e contextualizada de inteligência de ameaças entre equipas e indústrias permitirá que as equipas de cibersegurança e combate à fraude consigam identificar tendências mais rapidamente, passando de uma postura reativa para uma mitigação proativa."
O Mastercard Threat Intelligence já está disponível para bancos emissores e adquirentes em todo o mundo. Mais informações podem ser consultadas no site oficial da Mastercard.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!