
O Google Maps é, para muitos, a aplicação de navegação de eleição, mas tem um preço bem conhecido: a autonomia da bateria. Viagens longas podem ser fatais para um telemóvel, mas a Google parece estar a preparar uma solução drástica para minimizar este problema.
A novidade foi descoberta numa versão beta da aplicação pelo site Android Authority, que encontrou indícios de um "Modo de poupança de energia" que transforma por completo a experiência de navegação, tornando-a muito mais minimalista e económica.
Como funciona o novo modo de poupança de energia?
Para poupar o máximo de bateria, este novo modo altera radicalmente a interface de navegação. Ao ser ativado, o mapa perde a cor e passa a ser exibido a preto e branco, removendo grande parte da informação visual, como os nomes das ruas e outros detalhes que não são essenciais para o percurso.

No ecrã, restam apenas os dados cruciais: a próxima mudança de direção, o tempo estimado de chegada, a distância e o tempo restante até ao destino. A ativação será também bastante prática, especialmente ao volante, bastando um toque no botão de ligar/desligar do telemóvel para ligar ou desligar o modo de poupança.
Uma experiência minimalista com algumas limitações
Este modo económico estará disponível para a maioria dos modos de transporte, incluindo trajetos de carro, a pé ou de bicicleta. No entanto, o seu funcionamento está, para já, limitado à orientação vertical do telemóvel, não sendo possível ativá-lo se usar o mapa na horizontal.
Apesar da simplicidade visual, uma funcionalidade importante mantém-se: as indicações por voz. Mesmo com o ecrã simplificado, o Google Maps continuará a dar instruções sonoras para as próximas curvas, garantindo que não perde o seu caminho. Esta nova abordagem pode ser uma salvação para quem tem pouca bateria e ainda está longe do destino, além de poder agradar aos utilizadores que preferem uma interface mais limpa e sem distrações.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!