
A Bluesky está em rápido crescimento e acaba de anunciar que atingiu a marca dos 40 milhões de utilizadores. Para acompanhar esta expansão, a plataforma revelou um novo conjunto de atualizações focadas em criar "interações mais saudáveis", melhorar a qualidade geral das conversas e dar mais controlo aos utilizadores sobre o que veem, conforme detalhado numa publicação recente no seu blogue oficial.
Um “não gosto” privado para personalizar o feed
A principal novidade é o teste de um botão "não gosto" (dislike) totalmente privado. Esta opção servirá como feedback direto para o algoritmo, permitindo aos utilizadores indicar o tipo de conteúdo que preferem ver com menos frequência.
Este feedback será utilizado para personalizar o feed "Discover" e outras áreas da plataforma. Terá também uma ligeira influência na classificação das respostas, ajudando a reduzir a visibilidade de interações consideradas de menor qualidade. A Bluesky sublinha que este sinal é privado e serve, acima de tudo, para ajustar a experiência do próprio utilizador, com algum efeito a estender-se apenas aos seus círculos sociais mais próximos.
“Vizinhanças sociais” e melhor deteção de toxicidade
Para complementar estes controlos, a Bluesky vai começar a mapear "vizinhanças sociais" emergentes, analisando as redes de interação naturais entre os utilizadores. O objetivo é elevar a visibilidade das respostas de pessoas que pertencem a estas "vizinhanças", tornando as conversas mais relevantes e ajudando a minimizar mal-entendidos.
Paralelamente, a plataforma atualizou o seu modelo de moderação. Este novo sistema será capaz de detetar e reduzir a proeminência (fazer "down-rank") de respostas consideradas tóxicas, spam, fora de tópico ou de má-fé. Este conteúdo problemático ficará menos visível nas threads, resultados de pesquisa e notificações, embora permaneça acessível para quem necessitar de consultar o contexto.
Mais contexto antes de responder
Por fim, a Bluesky vai implementar uma pequena, mas significativa, alteração na interface para promover uma participação mais informada. O botão de resposta nas publicações principais passará a direcionar o utilizador para a conversa completa antes de lhe permitir responder.
A plataforma redesenhou ainda o menu de definições de resposta e adicionou um novo aviso no compositor de publicações, tornando mais fácil e acessível controlar quem pode interagir com os seus posts.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!