
A Amazon decidiu artilhar o seu serviço de streaming de música. A empresa anunciou a integração da sua nova e atualizada assistente de IA, a Alexa+, diretamente na aplicação Amazon Music, tanto para iOS como para Android. A grande novidade é a capacidade de fazer pesquisas musicais usando linguagem natural e conversacional, muito para além das simples palavras-chave.
Uma assistente que percebe o que quer ouvir
De acordo com o anúncio da Amazon, os utilizadores que fazem parte do programa "Alexa+ Early Access" vão encontrar um novo botão "A" no canto da aplicação. Ao contrário das pesquisas tradicionais, a Alexa+ permite pedidos complexos, como procurar música por era, estado de espírito ou instrumento, e até fazer perguntas de seguimento.
É igualmente possível filtrar resultados de forma intuitiva, pedindo simplesmente para excluir artistas ou géneros musicais específicos da pesquisa.
Mais do que playlists, são "vibes"
A nova IA não se fica pela pesquisa. A assistente é capaz de criar listas de reprodução com base em temas, décadas ou pedidos muito específicos, como o exemplo dado pela empresa: "uma playlist de corrida com faixas dos anos 2000, a começar pela Beyoncé".
Além disso, a Alexa+ consegue reconhecer músicas a partir de detalhes parciais, como excertos de letras ou menções em programas de TV, e oferecer informações contextuais, como o desempenho nas tabelas de vendas, presenças em festivais e as histórias por trás das letras.
Preço e disponibilidade
A Alexa+ foi introduzida no início deste ano como parte da expansão da Amazon na área da inteligência artificial. Atualmente, a funcionalidade está disponível em "Early Access" para utilizadores de todos os níveis do Amazon Music.
A empresa planeia disponibilizar a Alexa+ gratuitamente para todos os membros Amazon Prime assim que estiver totalmente lançada. Para quem não é membro Prime, estará disponível através de uma subscrição independente de 20 dólares (cerca de 19€) por mês.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!