A Amazon está a dar um novo impulso à sua plataforma de streaming de música, o Amazon Music, com a introdução de uma "experiência de pesquisa potenciada por IA". O objetivo é simplificar a forma como os utilizadores descobrem novas músicas, álbuns e artistas com base nos seus gostos atuais. Embora a empresa refira que esta nova funcionalidade beta "inclui resultados para muitos dos teus artistas favoritos atualmente", admite que nem todos estarão já abrangidos, mas garante que a lista continuará a expandir-se.
O que traz de novo esta pesquisa inteligente?
Até agora, uma pesquisa tradicional no Amazon Music baseava-se em termos específicos – o nome de um artista, uma canção ou o título de um álbum – tentando apresentar os resultados mais diretos possíveis. Esta forma de pesquisa continuará disponível. No entanto, a grande novidade reside num novo separador "Explore", presente na aplicação Amazon Music para iOS. É aqui que a inteligência artificial entra em ação, oferecendo recomendações personalizadas. Estas incluem "coleções de música curadas" e um ponto de partida facilitado para a criação de playlists geradas por IA, entre outras surpresas.
Mergulha mais fundo na música: como funciona o 'Explore'?
A Amazon explica que os resultados desta pesquisa inteligente irão variar consideravelmente consoante o que o utilizador procura. Por exemplo, ao pesquisar por "Debí Tirar Más Fotos" de Bad Bunny, a plataforma não só mostrará o álbum, como também apresentará "artistas influentes que moldaram o seu som" e outros músicos com quem colaborou.
Num outro cenário, uma pesquisa por BLACKPINK poderá destacar os primeiros êxitos do famoso grupo de K-pop, antes de sugerir trabalhos a solo de membros como Lisa ou Jennie. Esta abordagem parece uma versão mais flexível e expansiva da funcionalidade X-Ray que a Amazon já disponibiliza no Prime Video, a qual fornece informações como nomes de atores, curiosidades e conteúdos relacionados com o que se está a assistir.
A magia da IA: Amazon Bedrock e a visão da Amazon
Esta nova experiência de pesquisa foi desenvolvida utilizando o Amazon Bedrock, o serviço de cloud da Amazon para alojamento de modelos de inteligência artificial. Esta é apenas uma das várias formas como a gigante do comércio eletrónico está a tentar integrar mais funcionalidades de IA nos seus produtos. Recorde-se que, no início deste ano, a Amazon começou a implementar o Alexa+, uma versão da popular assistente de voz reconstruída com base em IA generativa, para dispositivos Echo selecionados.
Quando e onde poderemos experimentar?
A pesquisa com IA no Amazon Music já está disponível a partir de hoje para um grupo selecionado de subscritores do Amazon Music Unlimited nos Estados Unidos que utilizem a aplicação em iOS. Se não fazes parte deste grupo inicial, não desesperes, pois a Amazon sugere que poderás ser incluído em testes futuros. Ainda não há informações sobre a sua expansão para outros mercados, incluindo Portugal.