
O suporte oficial ao Windows 10 terminou no mês passado, com a Microsoft a lançar a última atualização (Patch Tuesday) sob o código KB5066791. Para quem precisa de continuar a usar o sistema em segurança, o caminho passa agora pelas Atualizações de Segurança Alargadas (ESU).
Embora alguns utilizadores com ESU ou edições LTSC estejam a ver alertas falsos de "fim de suporte", a Microsoft já garantiu que se trata de um erro e disponibilizou uma correção. Agora, a empresa veio detalhar os requisitos específicos para ambientes empresariais que utilizam o Windows 365, clarificando como podem obter as ESU.
ESU grátis no Windows 365? Sim, mas com regras
Para os clientes empresariais, a Microsoft traz boas notícias. Os Windows 365 Enterprise Cloud PCs e os Windows 365 Frontline Cloud PCs (em modo dedicado) têm direito automático a três anos de ESU. Contudo, existem pré-requisitos claros. Os administradores de TI (IT admins) precisam de garantir que os dispositivos cumprem os critérios, sendo esta uma das formas de ter mais um ano de segurança grátis.
O que os administradores de TI precisam de fazer
Os pré-requisitos são diretos. O PC local (dispositivo endpoint) que acede ao PC na Cloud deve ter uma licença ativa do Windows 365. Além disso, esse dispositivo tem de estar a executar o Windows 10 22H2 (com a atualização KB5066791 ou posterior instalada). Naturalmente, são necessários privilégios de administrador para efetuar as configurações.
Cumpridas estas condições, os administradores terão de implementar uma política personalizada para ativar a flag EnableESUSubscriptionCheck. Conforme detalhado pela Microsoft, isto pode ser feito através do centro de administração do Microsoft Intune ou de outros fornecedores de MDM (gestão de dispositivos móveis). O valor inteiro para o caminho da política OMA-URI correspondente deve ser definido como "1".
Como verificar a elegibilidade e manter o acesso
Para confirmar que um dispositivo está corretamente inscrito no programa ESU, os administradores podem verificar uma entrada específica no Registo do Windows 10 (no PC endpoint):
Key: HKLM:\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SoftwareProtectionPlatform\ESU
Name: EnableESUSubscriptionCheck
Type: REG_DWORD Value: 1
A Microsoft deixa também um aviso importante: os utilizadores devem iniciar sessão nos seus dispositivos físicos Windows 10 (com a conta Microsoft Entra ID que usam para o Windows 365) pelo menos uma vez a cada 22 dias. Este passo é crucial para manter a elegibilidade para as ESU.
E para os dispositivos físicos tradicionais?
Além dos PCs na Cloud, a Microsoft partilhou os IDs de ativação para os três anos de ESU em dispositivos físicos (que não acedem ao Windows 365) nos ambientes empresariais:
Win10 ESU Ano 1: f520e45e-7413-4a34-a497-d2765967d094
Win10 ESU Ano 2: 1043add5-23b1-4afb-9a0f-64343c8f3f8d
Win10 ESU Ano 3: 83d49986-add3-41d7-ba33-87c7bfb5c0fb
Mais detalhes sobre a ativação em dispositivos físicos podem ser encontrados na documentação oficial da empresa.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!