
A Inteligência Artificial generativa veio para ficar, com as gigantes tecnológicas a integrá-la em quase todos os seus produtos. A Samsung, que recentemente levou anúncios aos seus frigoríficos, anunciou agora o Vision AI Companion, um "upgrade" significativo ao seu assistente Bixby, desenhado para levar IA conversacional ao ecrã principal da casa.
Este anúncio surge meses após a parceria com a Microsoft para integrar o Copilot em televisores e monitores selecionados.
Onde vai estar disponível?
O Vision AI Companion estará disponível em toda a linha de produtos da Samsung para 2025. A lista inclui os televisores Neo QLED, OLED, The Frame Pro e Micro RGB, além de alguns dos seus monitores inteligentes (Smart Monitors).
O que faz o novo assistente?
Esqueça os simples comandos de "play" ou "pausa". Estando equipado com modelos de linguagem de grande escala (LLMs), o Vision AI Companion tem capacidades muito mais avançadas. Os utilizadores podem fazer perguntas complexas sobre o programa que estão a ver, como pedir um resumo da história sem spoilers.
O assistente pode também fornecer recomendações personalizadas de filmes ou até ajudar no planeamento de uma viagem, encontrando vídeos e informações relevantes. A Samsung exemplifica: perguntar "Qual é a melhor forma de grelhar barriga de porco?" fará surgir uma lista de vídeos de receitas diretamente no ecrã.
Mais do que conversa
Além das capacidades de diálogo, a plataforma integra outras funções de IA. O Live Translate oferece tradução em tempo real dos diálogos no ecrã. O AI Gaming Mode otimiza automaticamente as definições de imagem e som para a jogabilidade.
Há ainda um Generative Wallpaper para criar imagens de fundo personalizadas e a habitual suite de melhorias de imagem, como AI Picture, AVA Pro e AI Upscaling Pro, que ajustam a qualidade de forma automática, incluindo a calibração de áudio.
Como funciona a tecnologia?
O sistema opera como uma "plataforma de agente multi-IA", combinando diferentes LLMs para fornecer as respostas. Segundo a Samsung, o assistente é alimentado por IAs externas, nomeadamente o Copilot da Microsoft e o Perplexity.
Os novos comandos da marca incluirão um botão dedicado de IA para acesso direto. A plataforma será lançada com suporte para 10 idiomas, incluindo inglês, coreano, espanhol, francês, alemão e italiano.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!