O Facebook foi novamente utilizado como o meio de propagação para um novo esquema.
Desta vez o esquema envolvia um suposto vídeo íntimo da cantora Katy Perry. Segundo revela o Panda Labs, o esquema destina-se sobretudo a utilizadores do Firefox e Chrome, onde o utilizador e convidado a instalar um plungin para poder ter acesso ao vídeo.
Segundo explica a empresa, «Se o utilizador tentar visualizar o vídeo, o worm actuará de diversas formas, dependendo do browser utilizado. No Internet Explorer, o worm demonstra uma página de verificação de idade para aceder a uma aplicação chamada ‘X-Ray Scanner’», sublinhando ainda que «antes que o utilizador possa tomar qualquer outra acção, o browser encaminha-o para um website com características típicas de um esquema fraudulento, em que é solicitado o número de telefone». Após ser introduzido o número de telefone, são cobradas diversas mensagens de valor acrescentado no mesmo.
Os esquemas online a partir do Facebook têm vindo a aumentar nos últimos meses, pelo que a Panda Labs recomenda que os utilizadores tenham sempre em atenção o destino de cada link e evitem instalar ficheiros suspeitos, mesmo que sejam provenientes de fontes como o Facebook.