1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

facebook

 

Um novo esquema encontra-se a propagar-se rapidamente no Facebook, utilizando para tal o sistema de notificações e menções de amigos na plataforma.

O esquema pretende levar os utilizadores a instalarem extensões maliciosas no navegador Google Chrome, as quais são posteriormente utilizadas para roubar diversos dados do sistema.

 

O esquema começa no formato de uma mensagem, onde um amigo é mencionado e, consequentemente, o mesmo recebe uma notificação para a mensagem. Esta mensagem contem um link externo para o que aparenta ser um vídeo, sendo também apresentada uma miniatura com a imagem do utilizador que se pretende enganar. A curiosidade e a apresentação da imagem da pessoa levam muitos utilizadores a carregar no link sem verificar a sua origem.

 

Uma vez clicado, o link redirecciona para diversos domínios, até terminar numa página bastante similar à do Facebook e onde se encontra um vídeo em carregamento. Porém, é apresentada também uma notificação a informar que, para se conseguir visualizar o vídeo, é necessário instalar uma extensão no Chrome.

 

exemplo da página afectada

 

Uma vez instalada, esta extensão pode ter acesso a qualquer conteúdo guardado no navegador, incluindo o histórico das páginas visitadas, e pode alterar o conteúdo dos sites visitados no momento, com o objetivo de roubar as credenciais de login em redes sociais e entidades bancárias. Felizmente, a extensão aparenta ter sido removida da Google Chrome Store, mas é desconhecido se existem outras extensões ativas e que ainda podem encontrar-se a ser utilizadas.

 

Como sempre é recomendado que o utilizador tenha atenção aos links que acede, sobretudo quando são provenientes de fontes desconhecidas.

 

Fonte HackRead







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech