1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Federação francesa de futebol

A Federação Francesa de Futebol (FFF) confirmou, esta sexta-feira, que foi alvo de uma violação de segurança informática. O incidente resultou no acesso indevido a informações pessoais de membros de clubes de futebol franceses, após os atacantes terem conseguido entrar no software de gestão administrativa através de uma conta comprometida.

A organização desportiva agiu rapidamente após a deteção da intrusão, mas não conseguiu evitar a exfiltração de alguns dados sensíveis dos seus sistemas antes de bloquear o acesso.

Acesso não autorizado e reação imediata

De acordo com a informação disponibilizada, a equipa de segurança da FFF detetou o acesso não autorizado e procedeu imediatamente à desativação da conta utilizada para o ataque. Como medida de precaução adicional, a federação forçou a redefinição de todas as palavras-passe dos utilizadores em todo o sistema afetado.

Apesar da resposta, os hackers tiveram tempo suficiente dentro da rede para extrair informações. A entidade esclareceu, segundo o comunicado da FFF, que a violação está limitada a dados de identificação e contacto. A lista de informações comprometidas inclui o nome, apelido, género, data e local de nascimento, nacionalidade, endereço postal, endereço de email, número de telefone e número da licença dos membros.

Alerta contra esquemas de phishing

Embora não haja indicação de que palavras-passe ou dados bancários tenham sido roubados neste incidente específico, a exposição de dados pessoais detalhados aumenta significativamente o risco de ataques de engenharia social. A FFF já alertou os seus membros para estarem vigilantes contra tentativas de phishing ou mensagens fraudulentas que possam surgir em nome da federação ou dos clubes.

Em conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), a organização apresentou uma queixa-crime e notificou a ANSSI (Agência Nacional de Cibersegurança de França) e a CNIL (Comissão Nacional de Informática e Liberdades). A FFF comprometeu-se a notificar individualmente todas as pessoas cujos endereços de email constem na base de dados afetada.

Este ciberataque surge num mês complicado para a cibersegurança em França, ocorrendo pouco tempo depois de o serviço de segurança social Pajemploi também ter sofrido uma violação de dados que pode ter exposto informações de cerca de 1,2 milhões de pessoas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech