
O desenvolvimento do kernel open-source não tira férias, mas abranda certamente para as festividades. Linus Torvalds lançou a terceira versão candidata (Release Candidate) do Linux 6.19, notando que a atividade se manteve calma durante a semana de Natal, algo que já era esperado à medida que os programadores reduzem o ritmo de trabalho.
Como resultado deste período festivo, esta atualização é relativamente pequena, consistindo principalmente em atualizações de drivers e pequenas correções de arquitetura, conforme explicado por Torvalds na mailing list do kernel Linux.
Drivers e correções de hardware em destaque
A grande maioria das alterações nesta versão concentra-se no subsistema de drivers. Existem correções significativas na documentação do kernel para o driver Snapdragon, bem como várias reversões no código da Unidade de Processamento de Ecrã (DPU).
A atualização traz também soluções para inúmeras peculiaridades em portáteis específicos de marcas como a Asus, HP, Honor e Medion, além de correções de fugas de recursos em caminhos de sondagem (probe paths). Foram igualmente incluídas atualizações para componentes de áudio da Intel e NXP/Freescale.
Novidades nas arquiteturas e correções de bugs
Esta terceira versão candidata traz ainda várias reversões no driver UCSI Type-C, correções para fugas de recursos em vários drivers de controladores — incluindo dwc3, renesas e lpc32xx — e ajustes de armazenamento/phy. A atualização resolve também problemas na inicialização de dispositivos, restauro de informações sysfs e bugs de arquitetura para sistemas Longson, Xilinx e Renesas.
No campo das atualizações específicas de arquitetura, destaca-se a ativação da deteção do estado inativo do CPU para POWER11, testes PMU atualizados e comportamentos corrigidos de saída de syscall/interrupção em sistemas de 32 bits. Para sistemas RISC-V, foram adicionadas descrições de extensão ISA para Zilsd e Zclsd, havendo ainda melhorias no tratamento de sinais e otimizações em operações atómicas para configurações não-SMP.
Estamos agora entre o início e a metade do ciclo do kernel 6.19, que deverá durar sete ou oito semanas. Uma vez lançada a versão final, as distribuições Linux deverão disponibilizá-la após um período de testes. Algumas distribuições poderão não lançar esta versão se optarem por manter kernels LTS (Long Term Support), mas utilizadores de sistemas baseados em Arch ou Fedora deverão recebê-la pouco tempo após o lançamento oficial.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!