
Se é utilizador de Mac e notou um comportamento estranho no seu rato Logitech nas últimas horas, não está sozinho, mas a solução já está disponível. Após uma onda de queixas, a marca lançou finalmente uma correção para um problema que afetou gravemente a funcionalidade dos seus periféricos no sistema operativo da Apple.
O problema surgiu ontem, quando múltiplos utilizadores reportaram que o Logi Options+ — a aplicação essencial para gerir e configurar os controlos dos acessórios Logitech — deixou subitamente de funcionar. Esta falha impediu o uso de funcionalidades básicas personalizadas, como a direção do scroll, ações dos botões e gestos específicos. Um utilizador relatou que o rato "não estava a funcionar como pretendido" e que a aplicação entrava num ciclo infinito de carregamento ao tentar identificar a causa, conforme detalhado numa discussão no Reddit.
Um certificado expirado na origem do caos
A Logitech reconheceu rapidamente a situação, confirmando que a falha se estendia também ao G Hub, o software de gestão dedicado aos equipamentos de gaming da marca. De acordo com a página de suporte da empresa, a raiz do problema foi identificada como "um certificado expirado" que é necessário para a execução das aplicações.
Esta situação afetou exclusivamente os utilizadores de macOS, uma vez que o sistema operativo da Apple impede a execução de aplicações se não detetar um certificado de ID de Programador válido. Os utilizadores de Windows não foram afetados por esta falha específica.
Como aplicar a correção manual
Para resolver o problema, a Logitech disponibilizou um patch que, infelizmente, requer uma instalação manual. Isto deve-se ao facto de o certificado expirado ter afetado também o próprio atualizador integrado na aplicação, impedindo o download automático da correção. A empresa assegura, no entanto, que todas as definições, personalizações e perfis dos dispositivos permanecerão intactos após a atualização.
A correção está atualmente disponível para dispositivos que executem o macOS 26 Tahoe, macOS 15 Sequoia, macOS 14 Sonoma e macOS 13 Ventura. A correção para versões mais antigas do sistema operativo será disponibilizada "num momento posterior".
A reação da empresa foi de total admissão de culpa perante a frustração da comunidade. "Falhámos aqui. Este é um erro indesculpável", afirmou ATXsantucci, porta-voz da Logitech, em resposta às queixas dos utilizadores no Reddit, acrescentando um pedido de desculpas pelo inconveniente causado.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!