1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple Card

A Apple anunciou oficialmente esta quarta-feira uma mudança significativa na sua estratégia financeira: o JPMorgan Chase será o novo emissor do Apple Card, substituindo a Goldman Sachs. Esta alteração marca o fim de uma parceria de alto perfil que, nos últimos anos, tem sido alvo de vários rumores de separação.

A gigante tecnológica esclareceu que a transição não será imediata, prevendo-se que o processo demore até 24 meses a ser concluído.

O que muda para os consumidores?

Apesar da troca de parceiro bancário, a Apple garantiu que o Apple Card continuará a utilizar a rede Mastercard para o processamento de pagamentos. Para os atuais utilizadores, não existem alterações imediatas na utilização do cartão, e o processo de candidatura para novos clientes mantém-se inalterado durante esta fase.

O cartão, que foi lançado originalmente em 2019 com a promessa de não cobrar taxas de atraso ou juros de penalização, continuará a oferecer o seu sistema de recompensas diárias (Daily Cash). Este inclui até 3% de reembolso em compras na Apple e parceiros selecionados, 2% ao utilizar o Apple Pay e 1% na utilização do cartão físico de titânio.

Os custos do "divórcio" bancário

A operação envolve números astronómicos. O JPMorgan afirmou que o negócio trará mais de 20 mil milhões de dólares (cerca de 18 mil milhões de euros) em saldos de cartões para a Chase. No entanto, a saída da Goldman Sachs tem um custo associado.

Segundo informações avançadas pelo The Wall Street Journal, a Goldman Sachs está a desfazer-se deste montante com um desconto de mil milhões de dólares. A instituição bancária revelou ainda que, para o quarto trimestre de 2025, espera registar uma provisão de 2,2 mil milhões de dólares para perdas de crédito relacionadas com este compromisso de compra futura.

As notícias sobre o fim da parceria entre a Apple e a Goldman Sachs circulavam há já alguns anos, com relatos no ano passado a indicarem que o JPMorgan estava na linha da frente para se tornar o novo parceiro da tecnológica de Cupertino.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech