
A inteligência artificial está a transformar a forma como navegamos na internet, e o Google Chrome não é exceção. O navegador da gigante tecnológica tem vindo a integrar modelos avançados para proteger os utilizadores, mas agora prepara-se para oferecer um maior controlo sobre o que é armazenado no próprio dispositivo.
Proteção reforçada com inteligência local
A funcionalidade de "Proteção Melhorada" (Enhanced Protection) já faz parte do navegador há alguns anos, tendo recebido uma atualização significativa no ano passado com a integração de modelos de Inteligência Artificial (IA). O objetivo desta tecnologia é oferecer uma defesa em tempo real contra sites perigosos, downloads suspeitos e extensões maliciosas.
Embora a Google não tenha detalhado exaustivamente as diferenças técnicas face à versão antiga, a utilização destes modelos permite ao navegador identificar padrões de ameaça instantaneamente, alertando o utilizador sobre sites potencialmente nocivos que ainda não constem nas listas negras tradicionais. A Google confirmou recentemente que esta proteção é alimentada por um modelo de IA alojado diretamente no dispositivo do utilizador através do Chrome.
Como gerir e remover os modelos do dispositivo
Para quem se preocupa com o espaço em disco ou com a gestão de componentes de software locais, surgem boas notícias. Conforme detetado e partilhado pelo utilizador Leopeva64 no X, a Google está a implementar uma opção que permite apagar estes modelos locais.

A funcionalidade foi avistada na versão Canary do navegador. Para aceder a esta gestão, os utilizadores terão de navegar até às Definições > Sistema e procurar a opção para desativar o "On-device GenAI". Ao fazê-lo, os modelos de IA descarregados para o computador serão removidos.
Tudo indica que estes modelos locais no Chrome não servirão apenas para a deteção de esquemas fraudulentos, podendo vir a alimentar outras funcionalidades futuras. De momento, a opção está em fase de testes no canal Canary, mas deverá chegar a todos os utilizadores na versão estável em breve.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!