
A voz da comunidade criativa fez-se ouvir e a Adobe decidiu voltar atrás nos seus planos. Após uma onda de críticas severas, a empresa cancelou a descontinuação da sua plataforma de animação. A confirmação surge numa atualização oficial da Adobe, que garante agora que o Animate vai continuar acessível para todos.
A decisão original de acabar com a aplicação apanhou muitos de surpresa, mas o recuo assegura que tanto os clientes atuais como os novos poderão continuar a utilizar o software e a aceder aos seus projetos. A gigante do software removeu qualquer data de fim de vida para o produto da sua lista de aplicações.
O que significa o "modo de manutenção"?
Apesar da boa notícia de que a aplicação não vai desaparecer, o futuro do Animate será estático. O software entrou oficialmente no que a empresa chama de "modo de manutenção". Na prática, isto significa que não serão desenvolvidas nem lançadas quaisquer novas funcionalidades para a plataforma.
O compromisso da empresa passa agora exclusivamente pelo lançamento de correções de segurança e resolução de bugs. Esta política aplica-se a todos os tipos de clientes, desde utilizadores individuais a grandes empresas. A Adobe sublinha que o suporte aos fluxos de trabalho e aos ficheiros dos criadores está garantido, independentemente desta paragem na inovação.
Utilizadores questionam modelo de subscrição
Embora o sentimento geral seja de alívio por não perderem o acesso a esta ferramenta vital, a comunidade não deixou de apontar o dedo ao modelo de negócio atual. Várias vozes influentes na base de utilizadores questionam a lógica de manter um pagamento mensal ou anual por um software que, efetivamente, estagnou no tempo.
A crítica central prende-se com o facto de a subscrição servir, teoricamente, para financiar o desenvolvimento contínuo e a introdução de novidades. Com o Animate congelado e sem novas funções no horizonte, muitos utilizadores defendem que a Adobe deveria converter o software para uma licença perpétua, permitindo uma compra única em vez de uma "renda" contínua por um produto que já não evolui.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!