
A Meta está a mudar drasticamente a sua estratégia para o metaverso. A empresa decidiu separar oficialmente o Horizon Worlds do ecossistema de realidade virtual Quest. A novidade foi partilhada por Samantha Ryan, vice-presidente de Conteúdo da Reality Labs, através de uma publicação oficial. Esta decisão contraria o plano original de criar um mundo imersivo centralizado para todas as interações online, mas alinha-se com os recentes cortes na dispendiosa divisão Reality Labs e com o compromisso público de Mark Zuckerberg em focar a empresa em hardware de inteligência artificial, como os óculos inteligentes.
A nova aposta no mercado móvel
Segundo Samantha Ryan, a separação clara entre a plataforma Quest VR e a plataforma Worlds tem como objetivo criar espaço para que ambas possam crescer de forma independente. O Horizon Worlds vai agora direcionar o seu foco quase exclusivamente para os equipamentos móveis.
Embora esta mudança possa desiludir os fãs mais acérrimos da realidade virtual, posiciona a plataforma como uma concorrente mais natural a gigantes como o Roblox e o Fortnite, que também oferecem mundos criados pelos utilizadores e altamente rentáveis. A empresa acredita que a transição para os telemóveis e para a web permitirá uma expansão muito mais rápida do negócio, tirando partido da sua capacidade de ligar os jogos a milhares de milhões de pessoas nas maiores redes sociais do mundo.
O futuro dos óculos Quest
Com o Horizon Worlds a seguir o seu próprio caminho, a plataforma Quest VR vai concentrar-se no ecossistema de programadores. Apesar de ter encerrado vários dos seus próprios estúdios de videojogos no início deste ano, a gigante tecnológica continua empenhada em apoiar criadores independentes na publicação de títulos para a sua plataforma.
Para impulsionar esta vertente, foram prometidas novas ferramentas de rentabilização, melhorias na descoberta de conteúdos, um separador dedicado a promoções e formas mais eficazes para os programadores comunicarem com os clientes. Manter uma biblioteca de jogos forte será crítico no futuro. Conforme relatado em dezembro de 2025, a empresa está a desenvolver novos óculos Quest focados inteiramente no gaming, e Andrew Bosworth, diretor de tecnologia da empresa, confirmou no início deste mês de fevereiro que continuam a existir vários equipamentos Quest no roteiro de lançamentos da marca.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!