A Apple prometeu que não irá cobrar as patentes no caso de o seu novo cartão SIM for aceite, através de uma carta enviada ao director geral do European Telecommunications Standards Institute (ESTI), entidade que deverá anunciar esta semana a aprovação de um novo standard para cartões SIM, mais pequenos do que os actuais.
Além da proposta da Apple, existem ainda outras propostas da Nokia, da Research In Motion e da Motorola Mobility.
A carta, segundo Florian Mueller, um blogger especializado em questões de propriedade intelectual, sublinha que esta promessa somente será mantida se a proposta da Apple for aceite.
Segundo referiu um porta voz da Nokia, em entrevista ao Computerworld, «desconhecemos qualquer propriedade intelectual da Apple que seja considerada essencial na sua proposta para [o standard do] nano-SIM. Face a isso, a proposta da Apple com termos de licenciamento de patentes gratuitas parece não mais do que uma tentativa de desvalorizar a propriedade intelectual dos outros».
Apesar de diversos especialistas considerarem a proposta da Nokia a mais adaptável do ponto de vista técnico, esta nova proposta da Apple poderá atrair mais votos.
A votação final pela parte do ESTI está prevista para esta quinta feira.