A Apple é bem conhecida por forçar os programadores de apps na App Store a usarem o sistema integrado de pagamento da empresa, o que junta a comissão sobre todos os pagamentos feitos diretamente para a empresa. Além disso, e até bem recentemente, os programadores nem podiam indicar meios alternativos para realizarem pagamentos de forma externa nas suas apps.
Atualmente a empresa cobra 15-30% de comissão sobre todos os pagamentos feitos in-app. Isto tem vindo a mudar recentemente, mas ainda assim, a Apple parece agora estar a preparar-se para cobrar pagamentos que sejam feitos até fora de apps da App Store.
No caso entre a Epic Games e a Apple, a juíza Yvonne Gonzalez Rogers decidiu que a Apple deve permitir aos programadores terem formas de fornecer métodos alternativos de pagamento além do sistema dedicado da empresa. Esta medida necessita de ser aplicada até ao dia 9 de Dezembro.
No entanto, os documentos do tribunal também deixam em aberto outra possibilidade...
Segundo a descoberta de David Barnard, os documentos do caso indicam que a Apple pretende manter a sua cobrança de comissões até mesmo em plataformas externas às apps da empresa. Ou seja, a Apple ainda pode cobrar uma comissão para todos os pagamentos que sejam iniciados a partir das apps, até mesmo quando estes forem feitos em plataformas externas - como é o caso de websites externos dos programadores.
De notar que esta indicação encontra-se nos documentos que a Apple terá enviado para o tribunal, depois de ter sido forçada a aplicar as alterações na App Store até ao dia 9 deste mês.
Ou seja, a Apple ainda pretende manter o controlo sobre as comissões feitas “in app”, até mesmo quando estas são feitas em plataformas externas mas iniciadas a partir das apps na App Store.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!