1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google sobre bandeira da europa

 

Os programadores de aplicações para Android que distribuam as mesmas pela União Europeia vão poder usar plataformas de pagamentos de terceiros nas mesmas. Esta medida surge depois da Google ter indicado que os programadores teriam de começar a usar o sistema de pagamentos da Google Play para todas as transações diretas das apps.

 

No entanto, sobre as regras da União Europeia, os programadores vão poder continuar a usar plataformas externas para os pagamentos caso considerem necessário, sem terem de usar o sistema dedicado da Play Store para tal.

No entanto, ainda existem algumas limitações, sendo que esta medida apenas se vai aplicar a apps regulares, e não a jogos – os quais ainda necessitam de usar o sistema dedicado da Google para pagamentos.

 

A Google encontra-se a tomar esta decisão com base na aprovação da nova Digital Markets Act (DMA), pela Comissão Europeia. Esta legislação foca-se em evitar que as grandes empresas possam ter o controlo do mercado em geral onde atuam – por exemplo, dando prioridade ou obrigação para uso de sistemas de pagamento dedicados invés de terceiros.

 

A nova legislação europeia apenas deve entrar em vigor para 2024, mas a Google terá implementado as medidas de imediato para garantir que se encontra em conformidade com tal. No entanto, os programadores não vão escapar inteiramente às taxas aplicadas pela Google na sua plataforma, mesmo que optem por usar plataformas terceiras – embora a empresa venha a baixar os valores das taxas.

 

Segundo a empresa, 99% dos programadores da Play Store enquadram-se para obterem taxas de 15% ou menos em pagamentos feitos pelas suas aplicações. Os restantes casos possuem taxas de 30%.

As taxas caem para 12 ou 27% nos casos em que se use um sistema de pagamentos externo, dependendo novamente de cada caso. Deve-se ainda ter em conta que as plataformas externas de pagamento podem ainda ter as suas próprias taxas, que não estão incluídas nestes valores – portanto, para os programadores, será necessário avaliar qual a situação mais vantajosa.

 

De notar que, apesar de os jogos não se enquadrarem nestas novas regras, a Google afirma que pretende que os mesmos fiquem igualmente sobre o mesmo sistema até 2024 – embora ainda sem planos de quando isso irá acontecer.

 

Seja como for, isto serão boas notícias para os programadores, que podem assim ter acesso a taxas mais reduzidas para os pagamentos realizados dentro da Play Store, e poderão escolher onde pretendem que os pagamentos sejam processados – seja diretamente pela Google ou não.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech