Recentemente a Apple foi algo forçada a ter de permitir que, para os programadores interessados, fosse possível incluir links para pagamentos em plataformas externas para determinadas compras in-app.
Embora esta medida tenha sido vista como uma das maiores alterações das regras da App Store dos últimos anos, depois de a prática não ter sido permitida pela Apple, parece que os programadores não estão a aderir à mesma com a velocidade que era esperado inicialmente.
De acordo com o portal Bloomberg, de quase 65.000 programadores que poderiam ter incluído links para plataformas de pagamento externas nas suas apps, apenas 38 realmente aplicaram essa medida.
De relembrar que, sobre a nova medida, os programadores podem incluir links para sistemas de pagamentos externos à App Store, mas necessitam ainda de pagar à Apple uma taxa que pode ir até 27% de comissão.
A alteração foi aplicada como parte de um processo contra a Apple, aplicada pelo juiz Yvonne Gonzalez Rogers em 2021. Na altura, a Epic Games considerou que a medida não iria resolver o problema base, e parece que isso agora se verifica.
O próprio juiz afirma que a Apple continua a dar mais destaque nas suas próprias receitas do que em seguir a lei que foi inicialmente estipulada para ser aplicada na App Store.
Para os programadores, embora a possibilidade de usar plataformas alternativas exista, ainda existem vários entraves para tal, que podem levar a perdas acentuadas de rendimento. Além das taxas da própria Apple, existem ainda taxas dos sistemas de pagamento externos usados, que se adicionam com as taxas da Apple. Isto leva a que muitos programadores considerem que existem mais problemas em usar o sistema do que adotar o próprio sistema da Apple.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!