
Quando pensamos no ecossistema da Apple, habitualmente associamos os seus computadores a ferramentas sérias de produtividade, hardware premium e um software altamente otimizado para o ambiente profissional. No entanto, o programador Tonino Catapano decidiu quebrar esse padrão de forma invulgar com a SlapMac, uma aplicação que usa os sensores do equipamento para emitir sons sugestivos sempre que este sofre um pequeno golpe. Segundo informações avançadas pelo TechSpot, a brincadeira transformou-se num fenómeno comercial inesperado.
O sucesso de uma ideia desenvolvida em 48 horas
A criação da SlapMac levou apenas 48 horas desde a conceção da ideia até à sua programação e lançamento oficial. O autor definiu o preço da aplicação nos 5 dólares (cerca de 4,60 euros), encarando o projeto apenas como uma piada de nicho, sem grandes expectativas de conseguir um elevado volume de vendas.
Contudo, a realidade do mercado superou largamente as previsões. Em apenas três dias, a aplicação gerou mais de 5.000 dólares (aproximadamente 4.600 euros) em receitas e registou mais de 7.000 instalações em equipamentos com macOS espalhados por todo o mundo. O sucesso rápido e expressivo surpreendeu o próprio criador, provando que existe uma franja de consumidores disposta a pagar por pequenas ferramentas focadas no entretenimento peculiar.

Centenas de sons e novas funcionalidades a caminho
A aplicação não se limita a um único efeito sonoro repetitivo. Os utilizadores que adquirem o software têm à sua disposição 160 tipos de sons diferentes, que se encontram organizados em 9 coleções. O grande motor das vendas tem sido os gemidos caricatos associados aos toques, mas o software tem vindo a expandir o seu leque de reações.
A aplicação é capaz de simular visualmente ecrãs rachados após o impacto, criando a ilusão de danos no portátil. Numa das atualizações, Catapano introduziu a função dedicada às portas de ligação, que emite um som específico sempre que um cabo ou dispositivo é inserido numa porta USB.
Face ao volume contínuo de instalações e ao interesse gerado, o programador já confirmou que o desenvolvimento não vai parar por aqui. Estão a ser preparadas novas funcionalidades adicionais, incluindo a integração de um temporizador e a possibilidade de ajustar os níveis de sensibilidade para que o portátil reaja de forma diferente consoante a intensidade do toque.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!