A polemica lei Cispa (Cyber Intelligence Sharing and Protection Act), foi hoje aprovada pela Câmara dos Representantes dos EUA, pouco tempo depois de Barack Obama ter ameaçado o veto da lei.
A CISPA prevê que as autoridades governamentais possam aceder aos dados dos utilizadores no caso de uma possível ameaça informática. Desta forma, caso surjam provas que um utilizador possa efectuar ciberataques, as operadoras deverão fornecer todos os dados do cliente às autoridades.
Segundo avança a BBC, apesar de diversas empresas com serviços online verem a lei de bom agrado, a mesma tem recebido também diversas criticas, sobretudo de grupos dos direitos dos cibernautas, que consideram que a mesma só será utilizada para quem partilha ficheiros na Internet e não a potenciais hackers.
Este é também o ponto de vista da Casa branca, onde o presidente dos EUA já emitiu um comunicado onde refere que irá vetar a lei. No comunicado é possível ler que esta lei vai contra «disposições importantes da lei de vigilância electrónica sem garantir as respectivas salvaguardas de privacidade, confidencialidade e liberdades civis».