1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Que o Firefox é um ótimo navegador, nenhum de seus entusiasmados usuários duvida. Normalmente, quem se “apaixona” pela raposa nunca mais quer saber de outros navegadores, muito menos o Internet Explorer.

A maior mudança desde que o programa foi lançado está sendo aguardada para sua quarta versão, cujo lançamento está previsto para o final de 2010. Muita gente já fez o download do Mozilla Firefox 4.0 Beta, que acaba de ganhar sua segunda versão.

Contudo, um problema: como ambas as versões (a de testes e a estável) utilizam o mesmo perfil de navegação, não é possível utilizá-las simultaneamente. Visto que as versões Beta de qualquer programa são indicadas apenas para testes, não é aconselhável ter o Firefox 4 Beta como única opção de navegador.

Quem não abre mão do navegador da raposa e não pensa em instalar outro aplicativo para usar simultaneamente com a versão de testes, pode realizar algumas modificações que permitem que os dois Firefox instalados na máquina coexistam pacificamente.

Firefox 3.6 e Firefox 4 Beta juntos

Primeiramente você precisa iniciar o gerenciador de perfis do Firefox. Abra o Executar (Menu Iniciar > Executar ou então pelo atalho Tecla do Windows + R) e insira o seguinte comando antes de confirmar com Enter:

C:\Program Files\Mozilla Firefox\firefox.exe -p -no-remote

Modifique o caminho caso seja necessário. O mais indicado a fazer é acessar manualmente a pasta na qual o navegador está instalado e copiar o seu endereço.

Ao abrir o gerenciador de perfis de usuário você deve encontrar o perfil “default” (padrão). Nele estão todas as suas configurações de navegação, histórico, plugins e extensões atuais. Você precisa criar um novo perfil para ser usado pelo Firefox 4. Clique em “Novo perfil” e dê um nome a ele.
Por questões óbvias, para este artigo o perfil antigo foi renomeado para “Firefox3” e o novo recebeu o nome de “Firefox4”. É importante não deixar espaços em branco no nome para evitar erros posteriores.

Agora você deve criar atalhos para ambos as versões em sua Área de trabalho. Nos atalhos, clique com o botão direito do mouse e depois em “Propriedades”. Acesse a aba “Atalho” e adicione ao final do campo “Destino” o seguinte comando:

-p PERFIL -no-remote

Lembre-se de substituir a palavra “PERFIL” pelo nome do perfil de cada versão. O resultado deve ficar mais ou menos assim:

Feito isso, execute ambos os navegadores simultaneamente, sem problemas de compatibilidade. Vale lembrar que o perfil novo – que no caso deste artigo foi utilizado para o Firefox 4 Beta – não conterá nenhuma informação (histórico, configurações, extensões, etc.) da versão anterior.

Não se esqueça de, em caso de desinstalação do Firefox 4, evitar apagar as configurações do navegador, pois isso pode causar a exclusão do perfil antigo do programa, ou seja, você vai ficar sem histórico, senhas salvas, mecanismos de busca etc. Por segurança, aprenda a fazer backup das configurações do Firefox.

Fonte: baixaki.com.br




Comentário antigo:
Boa dica, mas prefiro aguardar pela versão final...
Esta ainda contem alguns erros e não é muito segura...




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech