1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Chrome oculta WWW e HTTPS da barra de endereço
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Chrome oculta WWW e HTTPS da barra de endereço em Qui 1 Ago 2019 - 22:47

DJPRMF

Google Chrome

Se instalou recentemente a versão 76 do Google Chrome, ou a sua instalação foi automática pelo navegador, é possível que tenha verificado algumas diferenças sobre a barra de endereços. Isto porque a Google decidiu voltar a ocultar as secções “www” e “https” dos domínios na barra de endereços.

Esta medida tinha surgido inicialmente no Chrome 69, lançado em Setembro de 2018. Na altura, a Google decidiu ocultar o que eram considerados como subdomínios triviais da barra de endereços do navegador. Entre estes encontravam-se os subdomínios “www” e “m”.

Nesta versão, a parte do “www” dos domínios estaria a ser removida. Por exemplo, https://www.tugatech.com.pt seria convertido apenas para tugatech.com.pt na barra de endereços.

A medida foi rapidamente revertida pela empresa nas futuras versões do Chrome depois do público em geral e dos programadores terem demonstrado desagrado sobre a forma como o navegador estava a tratar dois subdomínios diferentes, e que podiam levar a dois websites diferentes entre si.

alteração sem https

Em causa encontrava-se o facto de a Google considerar o subdomínio “m” como sendo trivial, quando este pode ser associado com uma versão móvel de alguns websites, e levar à confusão por parte dos utilizadores.

A medida tinha sido adiada pela empresa, e parece que a versão do Chrome 76 é agora a que apresenta as alterações. Os utilizadores nesta versão do Chrome podem verificar que, na barra de endereços, a secção do https:// e do “www” já não se encontram visíveis durante a utilização regular do navegador.

Invés disso, caso o utilizador pretenda aceder à versão completa do domínio, necessita de carregar duas vezes na barra de endereços para apresentar o conteúdo completo. A medida surge também depois de ter aparecido em alguns testes da versão Canary, Dev e beta do Chrome ao longo dos últimos meses.

Tal como aconteceu com a versão 69 do navegador, muitos utilizadores já começaram a demonstrar o seu descontentamento face a esta mudança. Nos fóruns da empresa é possível encontrar várias criticas à mudança do Chrome e como a Google trata os subdomínios considerados como “triviais”, mas que podem conter informação diferente para os utilizadores finais. Além disso, a medida também complica todo o processo de copiar um determinado link no navegador.

> Como reverter para o formato antigo

reverter antigo

Felizmente, para quem pretenda voltar ao formato antigo de apresentação, tal é possível alterando algumas flags nas definições do Chrome. Para tal basta aceder à página “chrome://flags/#omnibox-ui-hide-steady-state-url-trivial-subdomains”, certificando-se que a opção encontra-se marcada como “Desativada” ou “Disabled”.

desativar flags chrome

Outra solução passa por instalar a extensão do “Suspicious Site Reporter”, que aparenta reverter a mudança no navegador e apresenta a informação completa sobre o domínio acedido. Esta extensão é utilizada para ajudar os utilizadores a reportarem sites com conteúdo malicioso ou de phishing, pelo que apresentar o link completo será algo fundamental para tal.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech