
A AMD parece continuar a sua aposta no segmento de placas gráficas económicas, e novas evidências sugerem que um novo modelo pode estar a caminho. Curiosamente, este novo hardware poderá ser baseado numa arquitetura um pouco mais antiga, mas ainda relevante.
A arquitetura RDNA 3.5 continua viva e de boa saúde
Um novo conjunto de ficheiros de firmware para GPUs da AMD foi recentemente adicionado ao principal repositório de firmware do Linux, um sinal que geralmente antecede a chegada de novo hardware. Conforme avança o site Phoronix, esta atualização prepara o sistema para os gráficos integrados RDNA 3.5 da empresa, mesmo depois de os primeiros modelos com a mais recente arquitetura RDNA 4 já terem sido lançados.
O firmware recém-integrado ativa vários blocos de IP de GPU da AMD, incluindo o GFX/GC (Gráficos e Computação) 11.5.3, PSP (Processador de Segurança da Plataforma) 14.0.5, SDMA (Acesso Direto à Memória do Sistema) 6.1.3 e DCN (Display Core Next) 3.6. Embora a estratégia da AMD de lançar atualizações por blocos torne difícil identificar o produto exato, a versão GFX 11.5.3 aponta inequivocamente para mais uma revisão da arquitetura RDNA 3.5.
O momento desta atualização é particularmente revelador. A AMD costuma lançar novos binários de firmware perto do lançamento de um produto, ou até mesmo depois. Isto sugere fortemente que a empresa se prepara para lançar um produto com gráficos RDNA 3.5, seja uma placa gráfica de baixo custo ou um APU com gráficos integrados.
O que significa esta nova versão de firmware?
A arquitetura RDNA 3.5 é uma atualização incremental da RDNA 3 e tem sido vista maioritariamente em GPUs móveis e APUs. Para contextualizar, a versão inicial GFX 11.5.0 encontra-se nos recém-anunciados processadores AMD Ryzen AI 300, com o nome de código "Strix Point". Posteriormente, a GFX 11.5.1 foi associada aos mais potentes APUs "Strix Halo" e a GFX 11.5.2 está ligada ao "Krakan Point", outro processador móvel baseado em Zen 5.
O surgimento da versão GFX 11.5.3 levanta a hipótese de que esta se destine ao "Gorgon Point", um nome que surge em rumores como sendo o sucessor ou uma atualização da linha "Strix Point". Especula-se que o "Gorgon Point" possa ser a base para a futura série de APUs de desktop Ryzen 9000G, que combinaria os novos núcleos de processador Zen 5 com os gráficos RDNA 3.5.
RDNA 4 fica (para já) de fora dos APUs
Ainda assim, teremos de esperar para ver. É notável que a AMD, até agora, não esteja a utilizar a arquitetura RDNA 4 para além das suas placas gráficas de desktop. No entanto, não é incomum ver a empresa a recorrer a arquiteturas ligeiramente mais antigas, especialmente em produtos de gama de entrada onde o custo é um fator crucial.
Para já, não existem mais detalhes para além dos que foram revelados pelo novo firmware. Se estava à espera de APUs com a mais recente tecnologia RDNA 4, parece que terá de aguardar mais um pouco.