
É o fim de uma era para os entusiastas de corridas em dispositivos móveis. A Electronic Arts (EA) anunciou que vai encerrar o ciclo de vida do Real Racing 3, o popular simulador desenvolvido pelos estúdios Firemonkeys que marcou a última década no segmento mobile. A decisão implica a remoção do título das lojas digitais e o desligamento total dos servidores, num processo faseado que se estenderá até 2026.
Calendário do encerramento e remoção das lojas
A editora definiu um cronograma preciso para a descontinuação do jogo. O primeiro grande passo será dado no dia 18 de dezembro de 2025, data em que o Real Racing 3 será removido tanto da Google Play Store como da App Store da Apple. A partir desse momento, não será possível efetuar novos downloads da aplicação.
Para os jogadores que já tenham o jogo instalado, o acesso continuará disponível durante mais alguns meses. No entanto, o encerramento definitivo está marcado para o dia 19 de março de 2026. Nesta data, os servidores serão desligados permanentemente, tornando o jogo inacessível para toda a base de utilizadores.
Compensações finais para os jogadores
Em preparação para este encerramento, todas as compras na aplicação (in-app purchases) foram desativadas com efeito imediato. Os jogadores poderão continuar a utilizar as moedas de jogo que já possuem na sua conta até ao dia do desligamento final dos servidores em março de 2026.
Como forma de agradecimento à comunidade que acompanhou o título ao longo dos anos, a equipa lançou uma atualização final com várias ofertas. Todos os jogadores irão receber 1000 de Ouro, juntamente com dois veículos exclusivos: o Audi S1 e-tron quattro e o Rimac Nevera de 2023. Caso o utilizador já possua algum destes carros na sua garagem virtual, será creditado um valor adicional em ouro, conforme detalhado no comunicado oficial da Electronic Arts.