As câmaras GoPro Hero já são conhecidas pela fiabilidade e qualidade no que respeita à gravação de desportos e de ações que involvam atividades onde as câmaras regulares simplesmente não entrariam.
Nesta análise iremos testar um pouco da mais recente versão a linha Hero, a GoPro Hero3 Silver Edition.
Quando falamos em desportos radicais, falamos em atividades que envolvem uma grande atividade com o meio ambiente, seja no ar, em terra ou na água. A GoPro Hero3 encontra-se adaptada para a gravação em qualquer cenário, sem que sinta a diferença na realização das atividades.
A câmara é relativamente leve e um tamanho reduzido (58 x 40 x 21mm). Em comparação com o modelo anterior, a Hero2, esta pesa menos 25% e é quase 30% mais pequena.
Possui um sensor de 12MP, permitindo a gravação de vídeos 1080p a 30fps, 960p a 48fps, 720p a 60fps e WVGA a 120fps. Com o vasto leque de possibilidades, terá sempre a melhor opção quando pretender gravar com alta qualidade ou, pelo contrário, criar pequenos vídeos em câmara lenta.
Possui ainda WiFi embutido, o que permite a ligação direta da câmara a um dispositivo móvel, para utilização da aplicação própria (iremos analisar a mesma mais à frente), ou para utilizar com o acessório de WiFi Remoto da GoPro, vendido em separado.
Na parte frontal encontra-se a lente, junto a um pequeno ecrã monocromático de 2 cm. Encontra-se ainda o botão “Power” e para a seleção das opções, juntamente com dois LEDs de funcionamento: um para a indicação do “Power” e para assinalar o inicio/término da gravação, e outro LED azul para indicar quando o WiFi embutido estiver ativo.
Encontra-se ainda um led na parte superior e posterior, o que permite facilitar a localização ou a indicação das várias funções.
A câmara é revestida na lateral com um material plástico preto, que proporciona uma diferença visual no design e a facilita a utilização da mesma. Na lateral encontram-se ainda, sobre um pequeno compartimento, as ligações micro-HDMI e mini-USB, juntamente com a entrada para os cartões MicroSD.
Na lateral esquerda encontra-se um pequeno botão que permite ativar ou desativar o WiFi embutido, juntamente com o microfone.
Por fim, na parte posterior encontra-se o compartimento da bateria, onde se encontra uma bateria de 1,050mAh, exclusiva para a Hero3. A duração da bateria é algo reduzida, principalmente se o Wifi estiver activado. Neste ponto, caso pretenda utilizar a camara por várias horas, será recomendado adquirir uma bateria adicional, vendida em separado, ou preparar-se para carregar a existente.
No geral, a qualidade de construção é boa e os materiais utilizados de qualidade. O único ponto negativo encontra-se no tamanho reduzido do botão para ativar/ desativar o WiFi embutido. Este obriga a que tenha de utilizar as unhas ou mesmo um objeto mais pontiagudo para o utilizar.
No entanto, de resto, os materiais proporcionam uma utilização agradável e demonstram a robustez do equipamento.
-> Acessórios
A câmara dispõe de vários acessórios, sendo que, por padrão, a mesma é vendida com uma capa protetora e resistente à agua, um fixador curvo e outro plano e duas portas para a caixa protetora.
Por si só, a câmara não é resistente à água ou choques. Para tal necessita da caixa protetora.
A caixa protetora é construída sobre um plástico transparente e resistente a choques. A porta posterior pode ser alterada consoante a principal utilização, sendo uma para utilização em ambientes com água e a outra para quando necessita apenas da proteção contra choques.
A alteração do porta do compartimento também poderá beneficiar na gravação dos vídeos e na sua qualidade sonora. A GoPro indica que, em vídeos gravados sobre velocidades inferiores a 160 km/h, para uma melhor qualidade sonora, deve ser utilizada a porta não resistente à água.
Os fixadores também são de boa qualidade, possuindo um adesivo aderente, o que permite fixar o mesmo em qualquer superfície plana.
A substituição das portas envolve um processo relativamente simples, no entanto, para retirar o encaixe é necessário aplicar um pouco de força e de “torção”. Apesar da resistência do material ser boa, a conjugação destes dois pontos faz com que o processo aparente danificar o compartimento, embora não ocorra.
Por fim, este compartimento possui, na parte frontal, uma lente protetora que, segundo a GoPro, permite obter uma melhor qualidade de imagem debaixo de água.
-> Vídeos
A qualidade dos vídeos é relativamente boa, dependendo das opções de gravação seleccionadas.
A GoPro Hero3 encontra-se disponível em três versões: Black, Silver e White.
A versão Black é a mais completa, sendo que a câmara permite a gravação de vídeos em 4K a 12fps, 2.7K a 30fps, 1440p a 48fps, 1080p a 60fps, 960p a 100fps, 720p HD a 120fps, e, por fim, WVGA 480p a 240fps.
A versão Silver, utilizada nesta análise, utiliza o mesmo processador da Hero2, sendo que, portanto, somente permite a gravação de vídeos 1080p a 30fps, 960p a 48fps, 720p a 60fps e WVGA a 120fps.
Por fim, a versão White possui um processador ainda mais reduzido, somente sendo permitida a gravação 1080p e 960p a 30fps e 720p e WVGA a 60fps.
Apesar da versão Silver não ser a mais completa, a qualidade de gravação é boa, mesmo em WVGA a 120fps.
Aqui no TugaTech, não somos desportistas radicais, mas existem vários vídeos no Youtube que disponibilizam a gravação de pequenos excertos destes desportos radicais.
-> Software
A GoPro Hero3 possui dois softwares que podem ser utilizados: o CineForm Studio para Windows/Mac e a GoPro App, disponível para Android, iOS e Windows Phone.
O CineForm Studio trata-se, basicamente, de um centro de edição de vídeos, onde poderá editar os vídeos gravados pela Hero3. Poderá editar, cortar e alterar várias definições dos vídeos, assim como criar vídeos em camara lenta, caso tenha sido gravados a 120fps.
Permite ainda a exportação em formato MP4/MOV, a criação de conteúdo em 3D ou o upload direto para o Youtube.
Já a GoPro App destina-se a permitir o controlo remoto da câmara, utilizando o WiFi embutido. Poderá efetuar todos os procedimentos que teria de controlar pela câmara diretamente por um dispositivo iOS, Windows Phone ou Android.
Isto inclui a alteração das configurações, inicio da gravação, visualização das fotos e vídeos guardados, ou até a pré-visualização do que se encontra a ver na câmara.
A ativação da aplicação é relativamente simples. Basta ativar o WiFi embutido, ligar o dispositivo móvel à rede WiFi e aceder à aplicação. No entanto, antes de poder utilizar esta funcionalidade, é necessário efetuar a atualização do firmware da camara. O processo é relativamente simples de ser efetuado, mas poderia não ser necessário (e pode ocorrer que os modelos mais recentes já possuam a atualização).
-> Conclusão
A GoPro Hero3 é uma excelente opção caso seja um amante dos desportos radicais e goste de partilhar com o mundo as suas atividades.
A qualidade de construção é excelente e a gravação/fotos possuem uma qualidade bastante elevada.
Para quem pretenda uma qualidade ainda melhor, a versão Black será a mais adequada, visto permitir a gravação em 4K, embora os FPS sejam reduzidos. A versão Silver será destinada aos amantes dos desportos radicais, contando com um preço mais em conta.
O controlo remoto a partir da app também é uma mais valia, sobretudo tendo em conta que a Hero3 não possui um display para visualizar o conteúdo em gravação. Sem a app para dispositivos móveis terá que utilizar “o olho” para orientar a câmara.
Os únicos pontos negativos encontram-se sobretudo na durabilidade da bateria, que é relativamente curta, especialmente com o Wifi ligado. O microfone também é um pouco direcional, no entanto este problema pode ser resolvido utilizando a caixa protetora.
As versões White e Silver da GoPro Hero3 encontram-se disponíveis na loja da Orange, por, respetivamente, 249 euros e 349,90 euros.
O TugaTech agradece à Orange pela disponibilidade do produto para teste.
Sobre a Orange:
A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações a nível mundial, com um volume de negócios de 43.500 milhões de euros em 2012 e 170.000 funcionários em todo o mundo a 31 de Março de 2013, incluindo 104.000 funcionários em França. Presente em 32 países, o Grupo possui uma base total de clientes de 230 milhões de clientes a 31 de Março de 2013, incluindo 172 milhões de clientes móveis e 15 milhões de clientes de Internet de banda larga (ADSL, fibra) em todo o mundo. A Orange é uma das principais operadoras da Europa de serviços móveis e de Internet de banda larga e é uma das líderes mundiais no fornecimento de serviços de telecomunicações a empresas multinacionais, com a marca Orange Business Services.
Com o seu projecto empresarial, “conquests 2015”, a Orange dirige-se simultaneamente aos seus funcionários, clientes e accionistas, bem como à sociedade onde a empresa opera, através de um conjunto de planos de acção concretos. Estes compromissos são expressos através de uma nova visão dos Recursos Humanos para funcionários; através da implementação de uma infra-estrutura de rede através da qual o Grupo irá construir o seu crescimento futuro; através da ambição do Grupo para oferecer uma experiência de cliente superior graças, em especial, à qualidade melhorada do serviço; e através da aceleração do desenvolvimento internacional.