1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

abertura programas acelarar linux

 

O Linux é uma excelente alternativa quando pretende obter o melhor desempenho possível de qualquer computador, seja recente ou mais antigo. No entanto este desempenho ainda pode ser melhorado.

 

Um dos problemas que certos utilizadores enfrentam em certas distribuições do Linux passa pelo tempo que demora a abrir certos programas, como o Libreoffice Writer. Em sistemas com poucos recursos, o tempo de abertura pode atingir 15 ou mais segundos!

Pode parecer pouco, mas tendo em conta que está a abrir uma aplicação importante, pode ser tempo perdido.

 

Felizmente este processo pode ser acelerado recorrendo ao “prelink”. A explicação detalhada sobre este pode ser visto em http://en.wikipedia.org/wiki/Prelink ou em https://wiki.archlinux.org/index.php/Prelink

 

Com a aplicação desta dica, deverá verificar rapidamente que os programas passam a abrir em poucos segundos, numa melhoria que pode passar dos 15 para 5 segundos na abertura de um programa como o Libreoffice Writer.

 

Este tutorial foi realizado no Linux Mint 15, mas deverá ser similar para qualquer distribuição baseada no Ubuntu (ou outras, podendo ser necessário modificar alguns comandos)

Mas vamos ao que interessa:

 

1 – Antes de tudo, deverá instalar o prelink no sistema, através do terminal. Para tal basta executar o comando “sudo apt-get install prelink” (sem aspas) e introduzir a password do root. Aceite qualquer dependência necessária.

 

 

2 – Após a instalação, deverá editar o ficheiro “/etc/default/prelink” e ativar o prelink. Para tal introduza o comando “sudo nano /etc/default/prelink” (sem aspas) para aceder ao ficheiro.

Poderá alterar o nano pelo vi ou qualquer outro, caso pretenda.

 

 

3 – Dentro do ficheiro, procure pela linha “PRELINKING=unknown”. Deverá encontrar-se logo no início.

Altere a mesma para “PRELINKING=yes” (sem aspas) e guarde as alterações

 

 

4 – Por fim necessita de criar a base de dados do prelink. Para tal basta executar o comando “sudo /etc/cron.daily/prelink”.

Note que este processo pode demorar vários minutos a ser concluído, dependendo dos programas instalados. Não saia do terminal até estar concluído.

 

Este comando somente necessita de ser efetuado uma vez manualmente. Posteriormente será executado diariamente de forma automática, sendo que somente deverá demorar alguns segundos.

 

 

Reinicie o sistema e teste abrir algumas aplicações. Verifica a diferença?

Deixe o seu comentário dos resultados ou de alguma duvida.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech