1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.



A área do Google reservada ao desenvolvimento de aplicativos e ferramentas apresenta constantemente novos recursos que todos podem testar.

O último conjunto de novos recursos do Google Labs inclui alguns add-ons para o Gmail, recursos adicionais do Google Calendar e até aplicativos para o sistema operacional de smartphones, o Android. Apresentamos cinco destas inovações e perguntamos: Qual destes recursos você vai usar?

1. Open Spot

Encontrar aquela vaga de estacionamento é uma tarefa das mais ingratas. Agora, utilizadores de smartphones Android têm um aplicativo só para lhes ajudar nisso.

O Open Spot funciona assim: quando um utilizador do aplicativo deixa uma vaga, essa informação é compartilhada com outros que estão em modo de “procura”. De forma a incentivar as pessoas a usar este aplicativo, na medida em que mais e mais vagas ficam livres pela mesma pessoa, “karma points” (pontos para o karma) são coleccionados. Em um mapa, o aplicativo exibe as vagas em aberto e onde o utilizador que procura um lugar para estacionar está. Diferentes cores dos marcadores indicam há quanto tempo o lugar está vago.

Para rodar o Open Spot, é necessário ter o Android 2.0 instalado e , por hora, este recurso só está a funcionar nos EUA, no Canadá e na Holanda.

2. Apps search
Quem usa frequentemente o Google Docs tem muitos ficheiros armazenados e por vezes lembrar os nomes pode ser algo que dá muito trabalho.
O novo recurso Apps Search, do Gmail Labs, tem por objetivo facilitar a localização destes ficheiros. Normalmente, quando queremos localizar algum conteúdo no Gmail, inserimos o termo pesquisado num campo que diz “Search Mail” (procura por mensagens – em tradução livre do inglês).

Mas, se o utilizador habilitar o Apps Search (o que pode ser feito a partir da aba correspondente ao Gmail Labs, na interface de configurações do Gmail) o texto do botão muda para “Search mail and docs” (procura por mensagens e por documentos – em tradução livre). De agora em diante, os resultados de pesquisa irão incluir documentos e mensagens de email com o conteúdo digitado.

3. Gentle Reminders
Se você se incomoda com pop-ups que aparecem constantemente no seu monitor para lembrar de reuniões e compromissos, então pode dar uma chance ao novo recurso do Calendar Labs. Cada vez que um evento estiver se aproximando, você irá ver uma menção no fundo da tela e ouvirá um ”som agradável”. Utilizadores do Chrome podem configurar diferentes notificações no desktop.

Procure pelo “Gentle Reminders” na interface do Google Calendar, escolha as configurações e clique na aba do Labs.

4. Declinar eventos de forma automática
Mais um recurso do Google Calendar e em fase “Labs”, trata-se de uma configuração que declina automaticamente de convites para eventos, durante os quais você não estará disponível. Depois de activar este recurso, também disponível na aba do Labs da interface no Calendar, irá ver uma opção de “busy” (ocupado) no campo de status do utilizador.

5. URLs encurtadas para o Google Maps
“Short URL”, outro novo recurso do Google Maps, encurta automaticamente as URLs para um mapa. Normalmente, ao clicar no botão “Link”, duas URLs longas são geradas: uma para ser inserida em um email e outra para ser integrada ao código HTML das páginas internet.

Habilitar a opção Short URL transforma estas duas URLs em endereços mais compactos, para usar no Twitter e em softwares de mensagens automáticas.

Tecnologia.com.pt







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech