1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

ios 8

 

A equipa chinesa da Pangu disponibilizou recentemente uma nova versão da sua ferramenta de jailbreak para o iOS 8.x. Esta possui várias correções desde as versões anteriores e, mais importante para a maioria dos utilizadores, já possui a ferramenta Cydia instalada por padrão.

 

Apesar de a ferramenta realizar com sucesso o jailbreak, ainda existem alguns bugs que se encontram a ser investigados. Um dos mais recorrentes encontra-se na elevada utilização de alguns “daemons” (que iremos referir como processos daqui em diante).

 

Um dos principais que os utilizadores têm vindo a referir trata-se do processo “launchd” (ou similar, embora apenas tenha sido confirmado neste processo) que, em certos equipamentos, encontra-se a utilizar uma taxa considerável do processador (50% ou mais), causando a lentidão geral do sistema bem como reinícios esporádicos e aleatórios.

O bug ainda não possui uma correção (embora deva ser brevemente disponibilizada), e pode causar algumas dores de cabeça aos utilizadores que realizaram o jailbreak dos seus equipamentos com o iOS 8.

 

Saurik (Jay Freeman), criador da aplicação Cydia, colocou uma informação sobre este bug na página principal da aplicação. Segundo este, o bug não é recorrente. Ou seja, poderá ou não surgir com o reinicio do equipamento. No entanto, o reinicio não é uma solução permanente…

 

Apesar disso, vários utilizadores do Reddit têm publicado algumas dicas que poderão ajudar a corrigir o problema e, segundo os testes do TugaTech, uma destas realmente resolve o bug. Neste guia iremos indicar o que deverá realizar para resolver o bug de forma temporária, até que seja disponibilizada uma correção para o mesmo.

 

===

/!\ IMPORTANTE /!\

===

Antes de tudo, é importante realçar que, para seguir este guia, necessita de possuir o OpenSSH instalado no equipamento, bem como o “top” e a aplicação “iCleaner Pro”, juntamente com alguns conhecimentos básicos sobre a linha de comandos. Ambos podem ser instalados a partir do Cydia. Caso não possua conhecimentos da linha de comandos, recomendamos que não prossiga com estas alterações.

 

Em seguida, note que este processo aqui referido trata-se de uma solução temporária e, em certos casos, poderá não resolver o problema de todo. Caso verifique que o problema não foi resolvido após a aplicação dos processos recomendamos que retroceda com os mesmos e aguarde a atualização oficial.

 

Os procedimentos indicados em seguida irão impedir que sejam criados novos relatórios sobre erros de aplicações e do sistema (para a maioria dos utilizadores não possui qualquer impacto) e impede que sejam realizados backups do sistema via o iCloud e iTunes. Novamente sublinhamos que deverá proceder por sua conta e risco, realizando SEMPRE o backup prévio.

 

Por fim, note que é recomendado realizar um backup dos seus conteúdos. Não podemos garantir que não ocorram problemas durante a aplicação das alterações em seguida. Deverá ter conhecimentos sobre como restaurar o seu equipamento caso seja necessário.

===

 

Depois de todo o “palavreado legal”, vamos agora avançar.

Para começar, deve aceda ao OpenSSH do seu equipamento e execute o comando “top –u” (sem aspas). Deverá surgir uma lista de todos os processos ativos no sistema. Caso esteja a ser afectado pelo bug, o processo “launchd” deve encontrar-se no topo dessa lista, com uma utilização elevada do processador.

 

top iOS 8

 

Para corrigir este problema, deverá possuir o iCleaner Pro instalado. Note que existe a versão “iCleaner” e a “iCleaner Pro”. A que deverá possuir será a “Pro”, uma vez que é a única que permite desativar processos específicos dentro do iOS.

 

Basicamente, o que irá ser realizado neste passo será a desativação dos processos relativos ao relatório de erros do iOS/aplicações e dos backups do sistema. Estes dois conjuntos de processos aparentam encontrarem-se na origem da utilização elevada do “launchd”, sendo que, uma vez desativados, a utilização retorna a níveis normais.

 

NOTA IMPORTANTE: A desativação destes processos irá impedir que sejam criados novos relatórios sobre erros de aplicações e do sistema (para a maioria dos utilizadores não possui qualquer impacto) e impede que sejam realizados backups do sistema via o iCloud e o iTunes. Novamente sublinhamos que deverá proceder por sua conta e risco, realizando SEMPRE o backup prévio.

 

Para tal, aceda ao iCleaner Pro e, no menu inferior, clique no pequeno ícone do “+”. Em seguida selecione a opção “Iniciar Daemons” (imediatamente a primeira opção da página, a tradução para o Português não se encontra totalmente correta em certos casos).

Deverá surgir uma listagem de várias listas de “daemons” do sistema. Deverá proceder com a desativação das opções “Relatório de erros de daemons” e “Daemon de Backup” (ver imagem sem seguida).

 

iCleaner Pro

 

Após este processo, toque na opção “Aplicar”, na secção superior direita, e confirme o reinicio do sistema.

Aguarde pelo processo de reinicio e, após este, basta agora confirmar se o processo realmente corrigiu o bug. Para tal aceda novamente à linha de comandos e digite novamente o comando “top –u”. Desta vez já não deverá verificar o processo “launchd” no topo da lista, o que confirma que o erro se encontra resolvido.

 

openSSH iPad

 

Caso o problema ainda se mantenha, volte a realizar todos os passos, reiniciando sempre o equipamentos ao ativar/desativar as opções do iCleaner. Se, mesmo após várias tentativas, o problema ainda se mantiver, a única opção restante será aguardar pela correção oficial.

 

Relembramos que esta medida deverá ser realizada apenas como solução temporária. Após o lançamento da correção oficial, recomendamos que volte a ativar os processos previamente removidos.

Deixe o seu comentário se o processo resolver o problema no seu caso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech