1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Piratas são grandes compradores de media
Um estudo holandês mostra que quem partilha ficheiros na Net é também o maior consumidor da indústria do áudio-visual

Segundo o Ars Technica, as conclusões são do Prof. Nico Van Eijk , da Universidade de Amesterdão, que se baseia num estudo feito com base em quem partilha ficheiros na Holanda.

"Os números mostram que não há uma divisão grande entre quem partilha ficheiros e os outros, no que corresponde ao comportamento de compra. Pelo contrário: no que toca a ir a concertos e a despesas com DVDs e jogos, os utilizadores que partilham são os maiores consumidores da indústria", diz o professor. Van Eijk acrescenta, ainda, que "não parece haver uma relação clara entre o declínio das vendas e a partilha de ficheiros".

O estudo mostra que, muitas vezes, quem partilha na Net acaba por comprar mais conteúdo, especialmente no que toca a grandes filmes e jogos.

Um dos exemplos dados é a Suécia, vista desde há muito como uma espécie de porta para a pirataria - o The Pirate Bay é de lá, por exemplo. Mas os números de 2009 mostram que as receitas de CDs e concertos se manteviveram estáveis entre 2000 e 2008.

Van Eijk critica, ainda, a indústria musical por agir por medo, ser conservadora e abster-se de inovar. Isto deu azo a que outros modelos de negócio, como o iTunes da Apple, tenham crescido tanto nos últimos tempos. Por outro lado, o professor acredita que ainda há vida nas vendas directas, apesar de os preços estarem muito acima das expectativas dos consumidores.
Fonte Exame Informática







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech