A Google revelou a partir do seu blog que irá começar a defender os utilizadores do Youtube que sejam afetados por violações de direitos de autor quando estas são consideradas injustas para os mesmos.
Em causa encontra-se uma lei norte-americana, apelidada de “fair use”, que permite aos utilizadores fazerem uso de conteúdo protegido por direitos de autor quando empregue de forma relevante e não comercial. Como exemplo, um utilizador não poderá ser processado por utilizar conteúdo protegido por direitos de autor num vídeo de paródia ou como análise.
A Google considera que muitos criadores destes conteúdos utilizam o DMCA (Digital Milleniun Copyright Act) para retirarem os vídeos do site. É neste sentido que a empresa irá começar, pelo menos nos EUA, a suportar os utilizadores que sejam alvo destes casos.
Na eventualidade de um vídeo ser alvo de uma ação DMCA, e após análise da Google, esta não irá retirar o vídeo de imediato, ajudando ainda o utilizador caso seja avançado um processo contra o mesmo pelos autores do conteúdo protegido.
Ainda se mantém ativas as regras respeitantes a conteúdos protegidos por direitos de autor, pelo que qualquer video que viole expressamente estes direitos irá continuar a ser removido do portal na normalidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!