Numa primeira leitura do titulo, parece algo muito improvável de acontecer. Mas a realidade é que, com uma recente publicação de uma lei nos EUA, apelidada de Internet Blacklist Bill (ou Protect IP), sites como o Youtube, Twitter ou Facebook poderiam ser banidos do continente.
Segundo revela o Digital Journal, esta lei pretende criar uma lista com os sites a serem banidos dos motores de busca e dos servidores online, maioritariamente de conteúdo publicado pelos utilizadores.
Ou seja, segundo a lei, se um utilizador colocasse uma mensagem, musica ou qualquer outro conteúdo com direitos de autor numa destas redes, não só a mensagem seria eliminada como o próprio site pode ser suspenso. Esta lei prevê que o responsável pelos conteúdos partilhados não se trata dos utilizadores mas sim do próprio site.
Apesar de ainda não ter sido implementada e não existir uma data para tal, alguns utilizadores e movimentos apelidaram a lei de uma censura online.
Dentro de algumas semanas, os responsáveis pela aplicação desta lei irão reunir-se com diversos especialistas e CEO’s dos maiores sites de partilha de conteúdos, a fim de validarem esta lei e se a mesma irá ou não ser publicada.