1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Programa europeu vai investir 9 mil milhões em tecnologias verdes Eu_flag


A Comissão Europeia anunciou o lançamento de um programa de investimento em tecnologias "verdes", que prevê que sejam canalizados cerca de 9 mil milhões de euros para o financiamento de projectos que diminuam a emissão de carbono e na área das energias renováveis.

O arranque oficial aconteceu ontem, com o convite à apresentação de propostas, naquele que é classificado, pela Comissão, como "o maior programa mundial de investimento em projectos de demonstração de tecnologias hipocarbónicas e energias renováveis".

As empresas interessadas dispõem agora de um prazo de três meses para apresentar as suas propostas a nível nacional. A selecção deverá incluir "pelo menos oito projectos ligados às tecnologias de captura e armazenagem de carbono (CAC) e 34 projectos ligados a tecnologias inovadoras no domínio das energias renováveis", adiantaram as instâncias comunitárias.

O financiamento da iniciativa, denominada NER300, será feito através das receitas provenientes da venda de licenças de emissão de CO2, de patrocinadores do projecto e dos Estados-Membros.

Os cerca de 300 milhões de licenças de emissão mantidas na reserva para novos operadores New Entrants Reserve - NER) do Regime de Comércio de Licenças de Emissão (RCLE), a preços actuais de mercado, deverão gerar cerca de 4,5 milhões de euros, aos quais se juntam as contribuições dos patrocinadores e Estados, num montante total para investimento que se prevê que atinja os 9 mil milhões de euros.

Segundo a Comissão, o programa, que "funcionará como um catalisador para a demonstração de novas tecnologias hipocarbónicas à escala comercial", tem como objectivo "promover o desenvolvimento de uma economia hipocarbónica na Europa, criando novos empregos "verdes" e contribuindo para a realização dos ambiciosos objectivos da UE no domínio das alterações climáticas".

Sapo TEK

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech