Água e equipamentos eletrónicos não são a combinação perfeita, mas a Microsoft pretende agora apostar justamente nisso.
A empresa revelou o seu novo “Project Natick”, que consiste na colocação de servidores no fundo do mar. Uma das principais vantagens, caso este projeto seja viável para o futuro, será a nível da redução dos custos.
Segundo a empresa, uma grande parte do investimento dos centros de dados encontra-se na refrigeração dos servidores. Este ponto pode ser bastante dispendioso, mas, com a utilização de um servidor sobre água, o liquido seria o sistema de arrefecimento natural. Isto permitiria reduzir drasticamente os custos finais.
Além disso, o objetivo da empresa passa também por investir em geradores, que utilizem a água como fonte de energia para os sistemas. Isto permitiria também reduzir os custos energéticos finais.
O projeto, apesar de apenas ter sido agora revelado, já estaria em desenvolvimento desde Agosto de 2015. A empresa já terá mesmo testado, com sucesso, um módulo deste sistema debaixo de água, com resultados positivos. Se tudo correr bem, existe a possibilidade destes servidores serem utilizados comercialmente nos vários serviços da Microsoft.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!