Se costuma utilizar o Facebook para realizar compras em páginas ou perfis pessoais, a DECO alerta para que se tenha cuidado na operação.
De acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, têm sido recebidas diversas queixas relacionadas com negócios realizados pela rede social. A maioria das queixas dizem respeito a compras realizadas a entidades que não se encontram registadas como comerciantes ou empresas em Portugal, mas sim que se tratam entre particulares.
A DECO aconselha os utilizadores a terem precaução no momento das compras em páginas da rede social, sobretudo quando não é indicada qualquer morada física. Quanto ás formas de pagamento, a associação recomenda a utilização de pagamentos à cobrança, transferência bancária ou multibanco.
Por fim, a associação recomenda ainda que os utilizadores exijam um comprovativo da venda, onde sejam apresentados todos os detalhes tanto do produto como da empresa/comerciante. No caso de uma compra ser realizada à distancia sobre uma empresa, os clientes possuem o prazo de 14 dias para reclamar da mesma ou devolver o produto. No caso de se tratar de uma compra a um particular já não se aplica esta regra.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!