A funcionalidade de “Navegação segura” da Google é bem conhecida, sobretudo caso alguma vez tenha tentado aceder a um website malicioso. Com esta a empresa pretende alertar sobre websites potencialmente perigosos, seja pela distribuição de malware ou phishing.
Desta forma, será um pouco estranho verificar que a funcionalidade da empresa se encontra a marcar o próprio domínio da Google, “google.com”, como sendo “Parcialmente Perigoso”. Apesar de aparentar ser algo “estranho” ver o domínio da Google considerado como perigoso, a explicação poderá ser bastante simples.
O sistema analisa todos os websites que possam conter conteúdo malicioso, e isto inclui os próprios domínios da Google. Os serviços da empresa podem ter sido utilizados para partilhar conteúdo malicioso pelos utilizadores, mas tal não indica que o domínio, como um todo, seja totalmente perigoso.
Esta classificação também é recorrente sobre outros domínios utilizados pela empresa, como é o caso de “googleusercontent.com”, utilizado nos diversos serviços da empresa sobre conteúdo partilhado pelos utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!