É bem conhecido que o movimento extremista do Estado Islâmico costuma utilizar as redes sociais como forma de enviar a sua propaganda e para recrutar novos membros. Até ao momento as redes sociais teriam de rever cada ação individualmente, o que poderia levar algum tempo.
No entanto, de acordo com a agência Reuters, isso deixa agora de ser necessário. As principais redes sociais começaram a implementar sistemas automáticos que irão remover automaticamente conteúdos extremistas sem a intervenção direta dos gestores das plataformas.
A tecnologia implementada irá analisar o conteúdo dos ficheiros partilhados, nomeadamente o “hash” único de cada ficheiro, comparando o mesmo com ficheiros conhecidos como sendo de propaganda. Apesar deste método não bloquear os ficheiros que ainda sejam desconhecidos, irá permitir remover automaticamente conteúdo que é conhecido como sendo propaganda.
Até ao momento não existe nenhuma confirmação oficial por parte das principais redes sociais sobre este sistema, mas os rumores apontam que o Facebook, Twitter e a Google já terão começado a implementar o mesmo nos seus serviços.
Via Reuters
Nenhum comentário
Seja o primeiro!