1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

malware

 

Apesar de todas as medidas de segurança da Apple sobre o sistema OSX, ainda existe malware que consegue ser instalado no mesmo.

 

A empresa de segurança Bitdefender Labs recentemente descobriu um novo malware existente para os sistemas Mac, que pode ser utilizador para roubar informação do sistema e controlar a webcam.

O “'Backdoor.MAC.Elanor” encontra-se a ser propagado a partir de aplicações fornecidas em sites de download.

 

De acordo com a empresa de segurança, o malware foi detetado inicialmente na aplicação “'EasyDoc Converter”, disponível em diversos sites de downloads e que promete converter diferentes formatos de ficheiros. No entanto, a principal tarefa do programa consiste em descarregar o malware para o sistema uma vez executado.

 

EasyDoc Converter

 

Segundo Tiberius Axinte, diretor técnico do Bitdefender, o malware é difícil de ser detetado, sendo que o utilizador pode nem se aperceber que foi infetado. Uma vez instalado no sistema, o mesmo pode ser utilizado para controlar remotamente o sistema, incluindo a webcam.

O malware utiliza a rede tor para ser totalmente anónimo, o que dificulta o processo de identificação da origem do mesmo. Uma vez instalado, além da ativação da rede Tor no sistema, é também instalada um pequeno servidor web e uma shell que permite o acesso ao sistema e a todos os ficheiros no mesmo de forma remota.

 

Exemplo da shell utilizada

 

Para prevenir a infeção é recomendado que se realize sempre o download de aplicações a partir da App Store da Apple.

Diversos websites que se encontravam a fornecer a aplicação para download foram informados da situação, mas a grande maioria ainda não removeram os ficheiros.

 

Via Bitdefender

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech