Recentemente noticiámos aqui no TugaTech como tinha sido realizado um dos maiores ataques DDoS da história. E o problema pode agora agravar-se, face a recentes revelações.
No passado domingo, um hacker não identificado partilhou o código fonte do “Mirai”, uma rede formada por camaras ligadas à “Internet das Coisas”, e que podem ser utilizadas para participar em ataques DDoS.
Segundo Dale Drew, chefe de segurança da Level 3 Communications, o Mirai é considerado uma séria ameaça à Internet em geral, com potencial para causar graves danos, utilizando para tal equipamentos inseguros na Internet das Coisas.
A disponibilização do código fonte irá permitir que operadores de botnets possam aumentar largamente a sua capacidade de ataques, tanto contra consumidores, como pequenas e grandes empresas.
Tanto o Mirai como outro exploit atualmente conhecido na Internet das Coisas, o Bashlight, partiram de falhas existentes no telnet. No entanto, o Mirai possui a capacidade de ser mais destrutivo, encriptando os dados entre os sistemas infetados e, desta forma, tornando mais difícil detetar e parar os ataques externamente.
O código foi disponibilizado por um utilizador anónimo no site HackForums, tendo sido referido que seria partilhado como um “presente de despedida”, uma vez que o hacker irá deixar de o utilizar.
Fonte Ars Technica
Nenhum comentário
Seja o primeiro!