1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

DDoS

 

Ao longo da última semana, a Internet em geral tem vindo a ser bastante fustigada com uma onde de ataques DDoS sem precedentes e algo invulgares.

Diversas empresas gigantes da internet têm reportado centenas de ataques DDoS contra as suas infraestruturas, alguns dos quais chegam mesmo a atingir recordes nunca antes vistos.

 

A empresa Akamai foi uma das primeiras a reportar estes ataques, sobretudo contra a rede associada ao site do investigador de segurança Brian Krebs e depois deste ter reportado a divulgação do roubo de dados da Yahoo. A empresa afirma que estaria a ser alvo de um ataque em torno dos 665Gbps, que a confirmar-se, é um dos maiores ataques DDoS alguma vez registado na Internet.

 

Tweet de ataque Akamai

 

Octave Klaba, executivo da empresa OVH, também reportou no seu Twitter que a rede da empresa francesa esteve recentemente sobre múltiplos ataques que, quando conjugados, atingem quase 1Tbps.

 

Tweet do ataque OVH

 

Juntando a estas, existe também uma situação recente com os servidores da Google DNS, que estiveram cerca de 5 minutos indisponíveis na passada terça feira (20/09/2016). Apesar de a Google não ter confirmado qual o problema, a proximidade da falha – algo raro de ocorrer – leva a crer que o serviço pode também ter sido um dos alvos destes ataques massivos.

 

Apesar de alguns grupos confirmarem a autoria dos ataques, como o caso do grupo PoodleCorp, os maiores ataques registados ainda não foram, até ao momento, revindicados.

 

ataques ddos

 

Esta situação pode tornar-se problemática caso serviços básicos da internet comecem a ser fortemente atacados. Como exemplo, caso os ataques massivos sejam redirecionados para serviços como os DNS da Google – utilizados por milhões de utilizadores em todo o mundo, e sem incluir ainda servidores – existe a possibilidade real de uma grande parte da internet ser momentaneamente “desligada”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech