O Blender é um popular programa de edição de conteúdos 3D no mercado, sendo inteiramente gratuito e open source – o que será também um dos seus principais atrativos para a comunidade. No entanto, a entidade responsável pelo programa confirmou que se encontra a enfrentar largos ataques DDoS contra a sua infraestrutura, que impede o correto funcionamento de algumas áreas da mesma.
A entidade afirma que os ataques terão começado durante o final da semana passada, sobrecarregando os sistemas da entidade com tráfego desnecessário, e bloqueando o acesso legítimo de utilizadores na plataforma.
A empresa afirma que os ataques começaram a ser verificados no dia 18 de Novembro, e desde então foram registadas centenas de ataques diários contra a infraestrutura.
A equipa responsável pelos servidores da Blender afirma que, mesmo quando os atacantes paravam os ataques, os servidores ainda mantinham milhares de pedidos pendentes de acesso, causando a inacessibilidade em geral.
Depois dos ataques terem sido confirmados, o site da entidade foi movido para a plataforma da Cloudflare, o que ajudou a aliviar os problemas. No entanto, a entidade afirma que ainda ser encontra a verificar centenas de ataques praticamente diários, embora agora estes sejam largamente filtrados pelos sistemas da Cloudflare.
A entidade afirma ainda que algumas partes do seu website podem continuar inacessíveis, nomeadamente a nível da documentação, wiki e outras áreas de downloads.
De momento ainda se desconhecem as motivações para estes ataques ou a origem dos mesmos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!