1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

internet de elevada velocidade

 

A fibra ótica não é novidade, já que uma grande maioria das operadoras em Portugal já fornecem serviços de fibra para os clientes. Mas uma recente novidade da Nokia pode levar internet ainda mais rápida a casa dos consumidores.

 

A Nokia e a SK Broadband realizaram um teste em Seul, na Coreia do Sul, onde foram capazes de levar internet a residências por intermédio de fibra ótica, e a atingir velocidades conjugadas na ordem dos 52.5 Gbps.

Mas a novidade encontra-se no facto de não ter sido necessário alterar nenhuma infraestrutura. Esta velocidade foi obtida através da fibra que já se encontrava instalada pela operadora, sem qualquer modificação tanto nas infraestruturas da operadora como nas próprias habitações, routers ou sistemas.

 

fibra ótica

 

Esta velocidade foi fornecida com recurso à tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network, ou rede ótica passiva de gigabit). De notar que a velocidade obtida é conjugada, pelo que é possível que nem todos os consumidores que testaram a ligação estariam a obter esta velocidade máxima.

 

A SK Broadband já possui um histórico de fornecer ligações à internet de elevada velocidade, na Coreia do Sul. Esta entidade foi a primeira a fornecer serviços de 2.5Gbps em 2006 e que, recentemente, atingiram os 10 Gbps.

Caso este novo serviço comece a ser implementado em larga escala, é possível que os custos da internet de elevada velocidade comecem a cair drasticamente (pelo menos na Coreia). Resta saber quando algo deste género irá chegar a Portugal, numa altura em que apenas agora começam a surgir planos que oferecem 1Gbps para o consumidor geral.

 

Fonte Nokia

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech