1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

PT deverá ser obrigada a abrir rede de fibra ótica à concorrência Fibra-optica-redes-a242
A Comissão Europeia recomenda aos reguladores dos 27 estados membros que imponham a abertura das redes de fibra ótica dos operadores dominantes à concorrência. A Anacom diz estar de acordo.

Em declarações registadas pela Agência Lusa, fonte da Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) informa que o assunto está atualmente em análise, mas acrescenta que a recomendação da Comissão Europeia está em consonância com as linhas que o regulador português definiu para as redes de nova geração (onde figura a fibra ótica).

Apesar de recomendar o livre acesso às redes de nova geração detidas pelos operadores dominantes (algo que já acontece nas atuais linhas telefónicas de cobre), a Comissão Europeia não impõe esta prática - pelo que terão de ser os reguladores de cada estado membro a determinar se vão ou não forçar as companhias de telecomunicações com maior quota de mercado a disponibilizar aos concorrentes os acessos às redes.

Com esta recomendação, a Comissão Europeia visa potenciar o aparecimento de novos operadores que não têm capacidade de investimento para instalar redes de fibra ótica ou tecnologias alternativas, mas pretendem revender tráfego junto do cliente final.
Fonte: Exame Informática

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech