O Facebook nem sempre é a melhor fonte para se obter informações acerca de um determinado evento. Apesar de existirem várias fontes noticiosas que se esforçam por publicarem conteúdos verídicos, existe uma ainda maior quantidade de fontes a publicar noticias falsas, com o único objetivo de ganharem gostos, partilhas ou pagamentos por publicidade.
As eleições nos EUA abriram novamente este forte problema nas redes sociais, sendo que vários conteúdos partilhados na rede social nem sempre eram verdadeiros, e estes conteúdos acabam por ser partilhados milhares de vezes.
Para tentar evitar estas situações, e providenciar à comunidade em geral noticias de relevo e verdadeiras, o Facebook e a Google uniram-se para combater a distribuição de noticias falsas. A Google afirma que irá deixar de vender conteúdo publicitário em sites que apresentem noticias falsas, que distorçam a realidade ou que escondam informações acerca do editorial.
Já no caso do Facebook, a empresa afirma que irá atualizar as suas políticas de publicação de conteúdos. É ainda referido que se encontram a ser analisadas formas de eliminar ou diminuir a interação com falsas noticias, embora ainda se desconheça como irá ser aplicada esta medida em detalhe.
Via Reuters
Nenhum comentário
Seja o primeiro!