1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook e fake news

 

O Facebook revelou durante o dia de hoje um novo conjunto de medidas que irão ser aplicadas na rede social, com vista a combater a propagação de noticias falsas na plataforma.

 

De acordo com a empresa, a plataforma irá começar a analisar a popularidade de um link fora também da rede social, com vista a identificar se a sua interação dentro da rede social é verdadeira ou não.

Ou seja, com esta nova medida, os sites partilhados na plataforma passam a ser também analisados pela sua popularidade fora da rede social. Isto irá permitir identificar sites de baixo relevo e que sejam utilizados unicamente para partilhar noticias falsas na plataforma.

 

Apelidada de “Click-Gap”, a funcionalidade procura por domínios com um número desproporcional de cliques de saída no Facebook face à sua posição na Internet em geral. Esta métrica pode ser utilizada para identificar sites que, apesar de populares e com um elevado número de partilhas ou gostos dentro do Facebook, acabam por ser considerados de pouco relevo na Internet em geral.

 

A novidade irá começar a ser implementada automaticamente para todos os sites partilhados na plataforma, sendo a avaliação do sistema realizada automaticamente. Os criadores de conteúdo não devem notar grandes diferenças no nível de interação dos seus conteúdos com a aplicação deste novo sistema, exceto os sites partilhados sejam criados especificamente para noticias falsas.

 

análise de conteúdos do facebook e combate a noticias falsas

 

Outra novidade passa pelo menor alcance de publicações sobre grupos destinados à partilha de fake news. Esta diminuição do alcance será realizada nos grupos da plataforma que são conhecidos por partilharem informação pouco viável ou falsa.

 

Por fim, a empresa também revelou que continua o seu investimento em combater as noticias falsas na plataforma, e para tal conta com um conjunto de equipas dedicadas à moderação dos conteúdos partilhados, composta por jornalistas e agências internacionais que identificam possíveis conteúdos falsos partilhados dentro da plataforma.

 

 

Como sempre, os utilizadores também possuem a capacidade de reportarem qualquer conteúdo que seja considerado falso ou “fake news”, o que irá ajudar a empresa a identificar os mesmos mais rapidamente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech