É bem conhecido que todos os pontos de acesso WiFi públicos devem ser utilizados com algum cuidado, e um recente estudo da empresa de segurança Kaspersky revela exatamente isso.
De acordo com o estudo da Kaspersky Lab, que analisou mais de 31 milhões de pontos de acesso WiFi públicos em todo o mundo, cerca de 25% dos mesmos encontra-se vulneráveis e são considerados inseguros, colocando em risco a segurança de todos os utilizadores.
Em causa encontra-se a falta de encriptação dos dados enviados na rede, podendo ser facilmente capturados por terceiros.
Estes 25% de redes Wi-Fi vulneráveis não utilizam qualquer tipo de encriptação, bem como outros meios de passwords para acesso. Além disso, 3% das redes analisadas utilizam a encriptação WEP, considerada obsoleta.
Entre os países com maior número de redes vulneráveis encontra-se a Tailândia, França, Israel e os EUA. Os turistas são muitas vezes os afetados por estas redes, já que são também os mais prováveis de acederem às mesmas visto estes pontos serem os únicos existentes que permitem a ligação à Internet.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!