1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

opções de encerramento

 

Os sistemas operativos mais recentes contam com diversas opções para “desligar” o computador quando não é necessário. Além do tradicional encerrar, temos também o suspender e hibernar ou até a Suspensão hibrida.

 

Todas estas funções possuem um ponto em comum: reduzir o consumo de energia do sistema quando o utilizador não se encontra no mesmo. No entanto, as diferentes opções podem causar uma certa confusão: qual será a melhor opção a escolher? E o que cada uma faz exatamente?

 

Neste artigo vamos focar-nos nas principais opções disponíveis atualmente: Encerrar, Suspender, Hibernar, Suspensão hibrida e sobre o termo “Fast Startup” (ou Arranque Rápido).

 

> Encerrar

 

encerrar

 

Esta opção desliga completamente o computador e todos os componentes da fonte da alimentação. Como exemplo, seria como desligar todos os caminhos da eletricidade para os componentes do sistema, sendo que nenhum está ativo.

A nível do sistema operativo, todos os programas e serviços são encerrados, não sendo guardado o estado dos mesmos no momento do encerramento. No próximo arranque, o sistema restaura todos os serviços e programas “a frio”, sobre as configurações padrão. No entanto, o arranque é o que demora mais tempo de todas as opções, visto que tudo tem de ser novamente carregado.

 

> Suspender

 

Quando o sistema é colocado em Suspensão, este entra num modo de utilização mínima de energia. A fonte de alimentação continua a fornecer energia apenas para a RAM e, em certos casos, o processador. Todos os restantes componentes são desligados.

O estado do sistema operativo e todos os serviços e aplicações são guardados na RAM, sendo que, quando o utilizador volta a ficar ativo, o sistema é imediatamente carregado tal como se encontrava antes da suspensão.

Esta opção é utilizada sobretudo para poupança de energia, e uma vez que o computador não é totalmente encerrado, possui o tempo de arranque mais rápido de todas as opções.

 

> Hibernação

 

Neste estado, o computador é totalmente desligado, tal como na opção de “Encerrar”. No entanto, o estado do sistema operativo é guardado no disco antes do encerramento, permitindo que o sistema volte a ficar ativo tal como se encontrava antes do processo.

Em comparação com o “Encerrar”, o arranque é consideravelmente mais rápido e todos os programas e serviços são mantidos inalterados tal como estavam antes da hibernação.

 

> Hibernação Híbrida

 

Este estado conjuga um pouco da suspensão e da hibernação. Tal como acontece na hibernação, o estado do sistema é guardado no disco antes do processo, sendo que o sistema entra depois num estado de consumo reduzido de energia (similar à suspensão).

A principal diferença encontra-se caso ocorra uma quebra de energia. Enquanto que, na suspensão, se ocorrer uma quebra de energia, o estado do sistema operativo é perdido, na hibernação hibrida este mantêm-se guardado de forma segura no disco e evita possíveis erros no sistema.

Este estado é útil sobretudo em sistemas portáteis, já que permite manter o sistema rapidamente acessível, mas também salvaguarda os dados caso a energia falte.

 

> Fast Startup (Arranque Rápido)

 

arranque windows

 

Este modo foi introduzido com o sistema Windows 10. O mesmo combina os métodos de hibernação e encerrar, no entanto, apenas são guardados os serviços essenciais do sistema operativo. Ou seja, aplicações de terceiros e não essenciais abertas no sistema não são guardadas quando se realiza o encerramento.

 

Isto permite que o sistema arranque mais rapidamente da próxima vez, visto que deixa de ser necessário carregar a totalidade dos serviços essenciais do Windows, no entanto os dados do utilizador (aplicações abertas, por exemplo) não são restauradas.

No Windows 10, esta opção é automaticamente ativada em sistemas compatíveis, sendo que a opção de encerrar realiza automaticamente o processo.

 

Qual o método que costuma utilizar?

Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech