A IBM continua a inovar no campo da tecnologia, sendo que num recente artigo publicado no site Nature, a empresa refere ter conseguido criar uma tecnologia que permite armazenar bits de dados em apenas um átomo.
De acordo com as informações no texto, a equipa da IBM conseguiu colocar um óxido de hólmio sobre uma superfície de óxido de magnésio, ajudando a manter os polos magnéticos dos átomos num formato estável. Com um pouco de descargas eléctricas, foi possível escrever e ler informação nos átomos.
Apesar de o átomo apenas ter armazenado um bit de informação, caso seja conjugado com outros é possível criar um sistema de armazenamento de elevada capacidade e com um tamanho físico bastante reduzido.
No entanto, apesar da inovação nesta tecnologia, ainda deve demorar bastante tempo até que algo em concreto surja no mercado. Para esta utilização ainda é necessário utilizar sistemas demasiado complexos e cientificamente avançados, o que torna o processo relativamente mais complicado para o público em geral.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!